domingo, 14 de novembro de 2021

Elio Gaspari - O PT de salto alto

O Globo / Folha de S. Paulo

O comissariado petista subiu num salto alto e teve uma recaída do negacionismo que já lhe custou a perda do mandato de uma presidente

A um ano da eleição, Lula lidera com folga as pesquisas e vive uma maré de sorte, com a desidratação de Bolsonaro e uma terceira via que tem sobra de nomes e escassez de ideias. Prever resultado eleitoral antes que a campanha imponha sua dinâmica é algo como buscar sinais de vida em Marte. Apesar disso, o comissariado petista subiu num salto alto e teve uma recaída do negacionismo que já lhe custou a perda do mandato de uma presidente.

Aos fatos:

No último domingo, o presidente Daniel Ortega, da Nicarágua, reelegeu-se pela quarta vez. Tem a mulher como vice, e durante a campanha o governo prendeu sete postulantes. Nos últimos anos, o regime sandinista produziu centenas de mortos e milhares de expatriados. Coroando esse processo, conseguiu 76% dos votos.

Na segunda-feira o secretário de relações internacionais do PT, Romênio Pereira saudou o evento dizendo o seguinte:

“Os resultados preliminares, que apontam para a reeleição de Daniel Ortega e Rosario Murillo, da FSLN (Frente Sandinista de Libertação Nacional), confirmam o apoio da população a um projeto político que tem como principal objetivo a construção de um país socialmente justo e igualitário.”

Em agosto passado, quando Ortega começou a baixar o chanfalho na oposição, Lula se afastou do companheiro, defendendo a alternância de governantes no poder. Parecia que o comissariado se dissociaria das ditaduras de esquerda, mas a nota mostrou que há no PT correntes que vão no sentido oposto. Até aí, seria o jogo jogado, com um secretário de relações internacionais pensando de um jeito, e o guia pensando de outro.

Na quarta-feira, a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, publicou uma mensagem esclarecendo a questão em linguagem telegráfica:

“Nota s/ eleições na Nicarágua ñ foi submetida à direção partidária.

Posição PT em relação qq país é defesa da autodeterminação dos povos, contra interferência externa e respeito à democracia, por parte de governo e oposição.

Nossa prioridade é debater o Brasil c/ o povo brasileiro.”

Piorou. A doutora tratou de um aspecto burocrático da nota de louvor a Ortega. Ela não foi submetida “à direção partidária”. E se fosse? Ademais, o secretário de relações internacionais tem direito de falar sobre questões internacionais.

A última frase (“nossa prioridade é debater o Brasil c/ o povo brasileiro”) não quer dizer nada. Quem glorificou Ortega foi o comissário Romênio Pereira, e se a ditadura nicaraguense, corretamente, não é uma prioridade para o PT, ele pode ficar calado. Tendo falado, ao colocar a questão nesses termos, a doutora sugere que pretende blindar o tema.

Má ideia, sobretudo porque Lula está numa viagem de dez dias à Alemanha, Bélgica, Espanha e França. “Nosso guia” pretendia mostrar aos europeus que o Brasil não é Bolsonaro. Que não seja, mas resta saber qual é o Brasil do PT. Que não é o de Daniel Ortega, isso se sabe, pois ficou 13 anos no poder sem praticar os atentados contra as liberdades públicas que Ortega praticou em poucos meses.

O Brasil de Lula desembocou na crise de 2016 porque o negacionismo do comissariado contaminou seu organismo. Flertando com os Castro em Cuba, com Hugo Chávez na Venezuela e com Muammar Kadafi na Líbia, o comissariado ajudou a produzir Bolsonaro. Subindo num salto alto um ano antes da eleição, leva água para uma eventual reeleição do capitão.

Se o gabinete do ódio quisesse redigir duas notícias falsas sobre a eleição da Nicarágua, não faria melhor.

Lira errou a mão

A colunista Malu Gaspar revelou que em suas conversas com ministros do Supremo, Lira errou a mão ameaçando cortar verbas do Tribunal. A coisa foi funda, o presidente da Câmara alienou a eventual simpatia de ministros neutros e mutilou a capacidade de articulação de seu principal aliado, o ministro Gilmar Mendes.

Lira tentou dançar forró numa missa.

O futuro do profeta

No seu discurso de filiação ao Podemos, Sergio Moro repisou o bordão do “Brasil, país do futuro”. Esse é um lugar-comum da retórica nacional. Noves fora o fato de que o futuro pode ser oferecido todo dia, sem custo ou compromisso, há um mau-olhado no bordão.

Em 1941, o escritor austríaco Stefan Zweig publicou seu famoso livro “Brasil, um país do futuro”. Ele não deve ter sido a primeira pessoa a qualificar Pindorama dessa maneira, mas popularizou a ideia. Zweig era um festejado escritor e em 1934, um ano depois da ascensão de Hitler ao poder, ele deixou a Alemanha e vagou pelo mundo. Depois de vir para o Brasil pela terceira vez, estabeleceu-se com a mulher em Petrópolis. Na noite de 22 de fevereiro de 1942 os dois mataram-se. Ele tinha 60 anos.

Na nota que deixou, Zweig disse que havia aprendido “a amar mais este país e não gostaria de ter que reconstruir minha vida em outro lugar depois que o mundo da minha própria língua se afundou e se perdeu para mim, e minha pátria espiritual, a Europa, destruiu a si própria. (...)

Deixo saudações a todos os meus amigos: talvez vivam para ver o nascer do sol depois desta longa noite. Eu, mais impaciente, vou embora antes deles.”

A noite era pesada, a Solução Final do extermínio de judeus tinha sido posta em movimento, mas os Estados Unidos haviam entrado na guerra, os alemães haviam sido parados às portas de Moscou, e o Brasil rompera relações com Berlim e Roma.

Vacâncias diplomáticas

As relações de Bolsonaro com o presidente Joe Biden são glaciais. Para piorar, a embaixada dos Estados Unidos em Brasília está vaga desde junho, e o chanceler Carlos França não se bica com Nestor Forster, embaixador em Washington.

Se pudesse, já o teria trocado.

Moro, Davi e Golias

No seu discurso inaugural, Moro disse que “se necessário, eu lutaria sozinho pelo Brasil e pela Justiça, seria Davi contra Golias”. Esse bordão também é gasto.

Ninguém se oferece para o papel de Golias, mas o juiz da Lava-Jato já viveu os dois papéis.

Como Davi, de sua vara de Curitiba, emparedou grandes empresários e um ex-presidente da República. Como condestável da Operação Lava-Jato, virou Golias: achou que podia tudo, interferiu no resultado da eleição de 2018 e acabou marcado como juiz parcial pelo Supremo. Foi abatido pela funda dos advogados de defesa de Lula.

Paulo Guedes

O ministro Paulo Guedes já tem problemas demais sobre a mesa. Não precisa somar a esse pacote a percepção de que nutre uma rivalidade obsessiva com Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central.

Campos Neto faz seu serviço como presidente de uma instituição, já Guedes valoriza demais sua própria pessoa.

Nova encrenca

Como se as encrencas de Bolsonaro fossem poucas, sua piada ridícula com o bom dia que deu à mulher, Michelle, terá consequências. Quando ele disse que usava a verba parlamentar na cama, ganhou um gelo de dias.

Nenhum comentário: