segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Catarina Rochamonte*: Os esbirros de Lula

Folha de S. Paulo

Ruy Castro usa régua de cálculo eleitoral para prejudicar pré-candidato Sergio Moro

Em sua coluna da Folha, no recente artigo intitulado "Os esbirros de Bolsonaro", Ruy Castro elencou nomes que, segundo seu critério, seriam espécie de capangas, jagunços ou quadrilheiros do presidente Bolsonaro. Entre esses nomes, ele inclui Sergio Moro, o que não se sustenta, visto que Moro rompeu e saiu do governo justamente por não aceitar ser esbirro. E não foi o único; outros exemplos do primeiro escalão podem ser citados, como general Santos Cruz, Mandetta e Nelson Teich.

No seu julgamento, Ruy Castro usa régua de cálculo eleitoral para prejudicar a pré-candidatura a presidente do ex-juiz da Lava Jato e, ipso facto, favorecer as pretensões do lulismo, que trabalha para ter como adversário no segundo turno o desastroso e inviável presidente Bolsonaro. Sendo assim, consideremos outro governante e seus esbirros.

Lula, já no primeiro mandato, usou esbirros para corromper o Congresso. O exemplo maior foi José Dirceu, que chegou a declarar com acendrado orgulho: "Tenho lealdade canina ao presidente Lula e todo mundo sabe disso". Lula usou a lealdade canina do amigo para fazê-lo de bode expiatório: denunciado pelo MP como chefe do mensalão, Dirceu foi condenado pelo STF na ação penal 470, quando todos sabem que ele nunca foi o chefe, sempre foi subchefe.

Hoje, Lula não está no governo, mas tem perspectiva de retorno. Não lhe faltam esbirros; que até mesmo se organizam em grupos, como é o caso do Grupo Prerrogativas.

Lula tem esbirros dentro e fora da mídia. E não me refiro a lulocolunistas moderados, como aquele que passou de crítico contumaz dos que tornaram o Brasil "o país dos petralhas" a jornalista preferido dos petistas. O leque é mais amplo e especializado. Vai de Franklin Martins, encarregado de alimentar blogs sujos, a Zé de Abreu, cujo ofício é cuspir e caluniar.

Refiro-me a essa turma mais barra pesada, disposta a massacrar qualquer um que contrarie o projeto de hegemonia petista e que já está salivando pelo poder.

*Doutora em filosofia, pós-doutoranda em direito internacional e autora do livro 'Um Olhar Liberal Conservador sobre os Dias Atuais'

Nenhum comentário: