sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Opinião do dia: Roberto Freire

Na hora que ele quiser, se ele quiser disputar a Presidência, estaremos de portas abertas.

-------------------
(Roberto Freire, presidente do PPS, antigo Partido Comunista Brasileiro, sobre a eventual candidatura de Luciano Huck à sucessão de Michel Temer), no Blog do Noblat, 9/2/2018.

Roberto Freire: Sim à reforma, não aos privilégios!

- Diário do Poder

Com a retomada das atividades do Congresso Nacional, as atenções da opinião pública se voltam para os debates sobre a proposta de reforma da Previdência, tão necessária quanto urgente, que pode ser votada pelo plenário da Câmara Federal no próximo dia 19 de fevereiro. Para que se tenha uma ideia da dimensão do problema para as contas públicas do país, o rombo previdenciário sobre a União, os estados e municípios atingiu, somente no ano passado, nada menos que R$ 305,4 bilhões. É evidente que, se nada for feito para promover uma maior racionalidade ao sistema, o Brasil não suportará tamanho déficit e chegará a um patamar insustentável em um futuro próximo.

O PPS teve um papel importante e contribuiu decisivamente para o aprimoramento do projeto da reforma, relatado com competência e responsabilidade pelo deputado Arthur Maia (BA). O parlamentar apresentou nesta semana o novo texto da proposta, que contém três modificações básicas em relação à versão anterior: a exclusão de regras na aposentadoria para os trabalhadores rurais, idosos de baixa renda e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC); a diminuição do tempo de contribuição de 25 para 15 anos para trabalhadores da iniciativa privada terem aposentadoria parcial; e a concessão de pensão integral para famílias de policiais mortos em serviço.

*Fernando Gabeira: O país do carnaval e das novelas

- O Estado de S.Paulo

Do maior dos enredos, as eleições, espera-se gente que nos possa ajudar a sair do buraco

Dizem que no Brasil o ano só começa depois do carnaval. Não é verdade, pelo menos em 2018. Há várias novelas em andamento e o carnaval será uma simples pausa na sua trajetória.

A nomeação da deputada Cristiane Brasil para o Ministério do Trabalho é uma delas. O governo cometeu um erro na escolha. À medida que os fatos vão ampliando a dimensão desse erro, Temer insiste em manter sua decisão, apesar do imenso desgaste.

O que fazer diante de pessoas que percebem o erro, mas insistem em levá-lo até o fim? Talvez desejar que Deus as proteja delas mesmas.

A outra novela é a tentativa de Lula de escapar das consequências de uma condenação em segunda instância. É uma expectativa que envolve o Supremo Tribunal, a quem se pede, no fundo, a negação do fundamento que inspirou as investigações da Operação Lava Jato: a lei vale para todos. Não há condições de mudá-la sem que isso represente uma imensa fratura na já combalida credibilidade da instituição.

A terceira é mais delicada, porque envolve a Justiça e a sociedade, que a apoiou no curso das investigações e das sentenças. Auxílios-moradia, salários turbinados, juízes combatendo uma necessária reforma da Previdência Social – tudo isso vai criando uma distância que ainda pode ser reparada pelo bom senso.

Rogério Furquim Werneck: A quem interessa que a reforma não passe?

- O Globo

Entre os minimamente bem informados, há amplo entendimento de que contas da Previdência se tornaram insustentáveis

No início desta semana, acumulavam-se sinais de que o governo poderia estar prestes a jogar a toalha e, para efeitos práticos, dar por oficialmente abandonada a longa batalha pela aprovação da reforma da Previdência no atual mandato presidencial. E já se notava certa tensão, entre o Planalto e o Congresso, em torno da ingrata divisão do ônus político de tal desfecho.

Nos últimos dias, o governo entendeu que era preciso desfazer essa impressão. Anunciou que o Planalto estava empenhado em novo e decisivo esforço de mobilização da bancada governista para tentar aprovar, até o fim de fevereiro, uma proposta um pouco menos ambiciosa de reforma. Será a última ofensiva do governo em um longo jogo que se revelou ainda mais difícil do que de início se esperava.

Aos trancos e barrancos, ao fim de mais de duas décadas de esforços, é inegável que o país adquiriu compreensão muito mais clara da inevitabilidade da reforma. E boa parte desse avanço deve ser creditada à equipe econômica do atual governo.

José de Souza Martins: A nova ignorância

- Valor Econômico / Eu &Fim de Semana

Historicamente, no Brasil, ignorância é um juízo de valor e manifestação de poder de quem, em posição de mando, não se considera ignorante. Era a definição que os poucos escolarizados davam aos muitos não escolarizados nas primeiras décadas do século passado. Estes, considerados socialmente inferiores, porque trabalhadores, mestiços ou descendentes de escravos, gente ao longo das gerações condenada ao trabalho braçal, supostamente vazio de trabalho intelectual.

No entanto, seja na lavoura, no artesanato, no trabalho doméstico, havia e há sistemas complexos de conhecimento, modos de fazer e de pensar que a maioria dos críticos da ignorância ignora. Aliás, analfabeto não quer dizer ignorante. Os estudos antropológicos nas áreas das etnociências mostram que o conhecimento popular tem elaborações e peculiaridades lógicas que indicam um labor cognitivo que não é antagônico ao da ciência e ao da arte.

Ao ignorar essa cultura, em vez de uma ponte de diálogo criativo e de aprendizado, a escola preferiu o abismo que a separa daqueles que pretende educar. Raramente nos lembramos de que a escola é um poder e instrumento de poder. Foi esse poder que decretou que aqueles aos quais o trabalho impediu a escolarização fossem definidos como ignorantes.

Ignorância é um rótulo, um dos conceitos de nossa cultura de preconceitos. A ignorância muda com o tempo, a circunstância e a mentalidade dominante. Ignorantes de hoje, na classe média e mesmo na elite, passaram pela escola e até mesmo pela universidade. Apesar de terem opinião sobre todos os assuntos, quando muito dominam apenas uma área do saber. Fora de sua área, são ignorantes pela especialização, pelo raciocínio estereotipado e desvinculado do pensamento crítico.

Merval Pereira: De volta para o futuro

- O Globo

A História brasileira anda muito repetitiva, o que a transforma em farsa com facilidade. E não apenas pelas semelhanças desta eleição com a de 1989, de que tanto já se falou e que o senador Collor, apresentando-se como candidato, só reforçou.

Em 2005, quando estourou o escândalo do mensalão, todos davam o então presidente Lula morto politicamente, a ponto de o PSDB ter descartado a possibilidade de pedir o impeachment dele. Seria o segundo presidente impedido em pouco tempo, e, além do mais, era preciso evitar “um Getulio vivo”, na definição de Fernando Henrique.

Lula, como anda fazendo agora, chegou a enviar emissários aos tucanos propondo uma negociação: não seria candidato à reeleição, desde que o deixassem terminar o mandato. Deu no que deu, Lula venceu a reeleição.

Naquele ano, seu adversário foi o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que teve mais votos no primeiro que no segundo turno. A votação surpreendente no primeiro turno, em volta de 40%, indicava que poderia vencer a eleição pela fragilidade de Lula diante das acusações de corrupção no mensalão. Mas Alckmin, fundador do PSDB, mas o menos tucano dos tucanos na aparência e no pensamento, cometeu erros crassos, a começar por aceitar fazer uma pausa na campanha entre o primeiro e o segundo turnos. Lula ficou tão abalado com a votação de Alckmin que sumiu de circulação por uns dias.

Cristian Klein: Huck, o insider

- Valor Econômico

Apoio de FHC é inusitado, mas não incoerente

Ano eleitoral, chega o Carnaval e, como sempre, a classe política acelera as articulações para pôr a escola na avenida. O som do tamborins é a senha de que não há muito tempo a esperar. As incertezas existem, é mais prudente aguardar uma definição do cenário, mas quem, senão eles mesmos, os responsáveis pelos contornos da disputa? O Judiciário, alguém pode apontar. Mas este já parece ter emoldurado o quadro principal para a Presidência da República. Sem Lula. O que não é pouco. A presença ou não do petista é o elemento fundamental. Mas a gravidade do caso já põe a possibilidade de prisão como fato mais premente que a candidatura cada vez mais improvável.

Política é trabalho em rede. Eleições requerem coordenação. Os grandes atores se movimentam. Na véspera da folia, a semana terminou com Temer conversando com João Doria, FHC com Luciano Huck, PPS pondo água no moinho da candidatura de Rodrigo Maia; e Kassab secando as pretensões de Henrique Meirelles.

De todos os movimentos, o do ex-presidente da República com o apresentador de TV é o que carrega o maior potencial de impactar a eleição. Não só pela capacidade de construir uma novidade, como pela de destruir estruturas pré-estabelecidas.

Com uma articulação ostensiva de FHC, o projeto Huck deixaria de ser o que vem sendo considerado: a candidatura de um outsider. Já não era muito. O apresentador circula e se consulta com dirigentes partidários, esteve com o DEM, garantiu a legenda do PPS. Algo natural devido ao monopólio de representação que as agremiações políticas detêm no Brasil. Mas vinha sendo impulsionado por agentes fora dos partidos, como o economista Arminio Fraga, e movimentos de renovação cujos líderes pretendem entrar no mundo político tradicional (Agora! e RenovaBR).

Com a ajuda de FHC, a candidatura Luciano Huck ganha um ar formal, de solução encontrada pelo sistema, num acordo que, idealmente, inclua o maior número de aliados. Difícil não recorrer a frações do grande bloco de sustentação do governo Temer. Será menos um outsider no sentido de alguém que arranca, a cotoveladas, quase que individualmente, com seu pequeno grupo e amplo apoio popular, para surpresa e em desagrado aos interesses e esquemas políticos estabelecidos.

Míriam Leitão: Nas franjas da Justiça

- O Globo

As muitas nuances do Judiciário tornam o caso Lula mais complexo. Não é o ministro Luiz Fux, hoje presidente do TSE, que vai decidir se pode ou não haver registro de candidaturas. Ele já não estará no cargo. Em relação à prisão, se algum recurso da defesa for levado pelo ministro Edson Fachin para a turma, será à Segunda Turma. Lá, a maioria é a favor de que a pena seja cumprida só após o julgamento de tribunal superior.

No dia 15 de agosto, às 19 horas, o ministro Luiz Fux deixa de ser presidente do TSE. Exatamente neste momento começa o prazo para a inscrição das chapas. A opinião forte de Fux sobre a Lei da Ficha Limpa é importante, mas quem vai dizer se a candidatura de Lula é “irregistrável” será o TSE presidido pela ministra Rosa Weber.

A expectativa é a de que o ex-ministro Sepúlveda Pertence imprima novo tom à defesa do ex-presidente. Ele foi ontem ao ministro Edson Fachin falar do habeas corpus em favor de Lula. Reclamou do ritmo “porto-alegrense” da Justiça, querendo dizer que os desembargadores do TRF-4 foram rápidos demais em condenar. O problema é que ele precisa desse mesmo ritmo para que andem os pedidos no STJ e STF de habeas corpus preventivo em favor do ex-presidente Lula.

Se o assunto chegar à Segunda Turma, o resultado pode ser bem diferente do que foi no caso do deputado João Rodrigues, preso ontem, depois da decisão da Primeira Turma. A Segunda tem outra composição e outra maioria sobre essa questão. Lá estão Celso de Mello, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Fachin. Destes, apenas Fachin é a favor da prisão após a condenação em segunda instância.

Reinaldo Azevedo: Nelson a FHC e jovens: envelheçam!

- Folha de S. Paulo

É esse líder a surgir como a mão que balança o berço em que Huck balbucia infantilismo sobre política?

É espantoso que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso esteja patrocinando a aventura Luciano Huck, ecoando essa patacoada de "nova política", que nem o sociólogo nem o presidente conseguiriam caracterizar porque um amontoado de conceitos mal digeridos, vomitados nas redes sociais por oportunistas a soldo de financiadores sem cara, candidatos de si mesmos a pensadores. Os petistas que conheço estão em êxtase com a possibilidade.

Nunca censuro a vaidade alheia. Pode-se fazê-lo por vício, não por virtude. Não se é juiz moral de um vaidoso sem que se entre numa competição com ele. Mas notem: essa minha consideração diz respeito à esfera privada. No debate público, a vaidade merece nomes mais ásperos: arrogância, prepotência, ilusão da infalibilidade.

É proverbial a dita vaidade de FHC. Nunca dei bola para essa prosa. Foi, em muitos aspectos, o presidente mais importante do país. Sua obra evidencia sua agudeza intelectual. O livro "Dependência e Desenvolvimento na América Latina" (1967), por exemplo, escrito em parceria com Enzo Faletto, evidenciou a fragilidade do aparato ideológico terceiro-mundista da Cepal (Comissão Especial para a América Latina).

Por equívoco, o título acabou integrando a lista de referências do "Manual do Perfeito Idiota Latino-Americano", de Plinio Apuleyo Mendoza, Alvaro Vargas Llosa e Carlos Alberto Montaner, que listam todas as ilusões das esquerdas do continente, sejam as moderadas, que os autores classificam de "vegetarianas" --prefiro chamar de "herbívoras"--, sejam as "carnívoras", para ficar ainda na sua terminologia. Houvessem lido o livro, teriam constatado que ali estava a negação dos conceitos então firmados sobre a "Teoria da Dependência".

Hélio Schwartsman: Radiografia de um fracasso

- Folha de S. Paulo

É inadmissível que investigação contra Jucá tenha se arrastado por 14 anos no STF

A pequena radiografia do caso Romero Jucá, que o repórter Reynaldo Turollo Jr. apresentou na edição desta quinta-feira (8) da Folha, é a crônica de por que o Brasil não dá certo.

Um inquérito sobre a participação do senador Romero Jucá (MDB-RR) num esquema de desvio de recursos que tramitava no STF foi arquivado na semana passada por uma combinação de prescrições com falta de provas. Jucá pode ser culpado ou inocente das imputações que lhe foram feitas, mas é inadmissível que a investigação tenha se arrastado por 14 anos, levando a prescrições, e, mesmo assim, tenha se mostrado inconclusiva, determinando o arquivamento.

No festival de barbaridades cometidas, encontramos culpas para distribuir por todas as esferas. O mais chocante, para mim, foi constatar que o inquérito ficou paralisado por mais de cinco anos por dois pedidos de vista de ministros. O primeiro, de Joaquim Barbosa, segurou a papelada por oito meses; o segundo, de Gilmar Mendes, por cinco anos e um mês.

Ricardo Noblat: O céu de Huck e o inferno de Alckmin

- Blog do Noblat

PSDB abre as portas para o novo e frita o velho

O pior que poderá acontecer a Luciano Huck será ele continuar ganhando milhões de reais todo mês como o festejado apresentador do “Caldeirão do Huck”, programa líder de audiência da Rede Globo de Televisão nas tardes de sábado.

Para Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, o pior será continuar sendo moído pela máquina infernal do PSDB que não confia em suas chances de suceder o presidente Michel Temer. Por ora, o céu de Huck é azul, o de Alckmin, tempestuoso.

O aspirante a candidato que mais jura até agora não desejar ser candidato recebeu outro ultimato do seu patrão. A Globo quer porque quer que ele decida logo e em definitivo se concorrerá à sucessão de Temer. Se a resposta for sim, Huck ficará desempregado. E Angélica, sua mulher, idem.

O deputado Roberto Freire (SP), presidente do PPS, antigo Partido Comunista Brasileiro, voltou a dizer que as portas da legenda estão escancaradas para Huck. As do PSDB foram entreabertas para ele pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Dora Kramer: A cara do pai

- Revista VEJA

Iniciativa de Bolsonaro, o voto impresso renasce obsoleto

País de acentuados contrastes, o Brasil vive também suas contradições. Ora benéficas, quando o confronto leva ao avanço; muitas vezes maléficas, quando entre as opções postas escolhe o caminho do atraso. É o caso agora da adoção do voto impresso acoplado ao sistema de votação eletrônica, alegadamente para dar mais segurança contra fraudes no processo eleitoral.

O assunto não tem tido destaque no noticiário político, e, talvez por isso, o caro leitor e a prezada leitora não tenham sido devida e suficientemente informados a respeito. Pois bem: a partir da eleição presidencial deste ano, a Justiça Eleitoral fica obrigada a imprimir cada voto dado na urna eletrônica, para conferência em caso de suspeitas de fraude.

Parece bom, não? Afinal, tudo o que for feito para assegurar a lisura do pleito em princípio deve ser bem recebido. Pois é, mas desde que tais propostas garantam de verdade a integridade legal do processo, não sejam inúteis na prática (falsas, portanto) nem se destinem a atender aos ditames do sentimento persecutório mais desinformado que realista.

Premissa número 1: o voto eletrônico vem sendo paulatina e seguramente implantado no país desde 1996 em âmbito nacional. Número 2: transcorridos mais de vinte anos, não houve contestação significativa de resultados por parte dos derrotados nem indicativos precisos de fraude. Número 3: além de seguro, o processo permite apuração rápida e, consequentemente, contestação imediata.

Bruno Boghossian: Entre o mármore e o sertão

- Folha de S. Paulo

Habituado ao mármore branco do Palácio do Planalto e a eventos com engravatados em hotéis paulistas, Michel Temer agora cogita sair às ruas para pedir votos na próxima eleição. O presidente quer usar a campanha para tirar sua popularidade do buraco, mas a enorme rejeição a sua imagem é justamente o que pode inviabilizar o figurino de candidato.

Para se blindar de protestos desde que assumiu o poder, Temer limitou aparições fora dos salões do governo e deu prioridade a encontros fechados com empresários, investidores e políticos aliados.

No ano passado, quando sua aprovação já caíra para um dígito, o presidente participou de 70 eventos dentro do Palácio do Planalto, cercado de ministros e com uma plateia restrita a convidados amigáveis.

Em contraste, protagonizou pouco mais de 25 atos eminentemente públicos, como entregas de casas, inaugurações de obras e solenidades diante de potenciais eleitores.

Parece improvável que Temer esteja disposto a romper a redoma palaciana para expor seus 6% de aprovação nos camarotes da Sapucaí ou viajar pelo sertão nordestino para divulgar realizações de seu mandato.

Celso Ming: Novo recuo da inflação

- O Estado de S.Paulo

Há novas razões para apostar em que o índice de preços continue baixo

A inflação continua oferecendo boas surpresas. Em janeiro, para quando o mercado esperava avanço de 0,40%, veio um terço a menos, veio 0,29%. Em 12 meses, a inflação caiu de 5,35% em janeiro de 2017, para 2,86% em 2018.

Se este fevereiro emplacar alguma coisa em torno do que deu em janeiro, o Banco Central terá de rever sua decisão tomada nesta quarta-feira, de deixar os juros básicos (Selic) parados por algum tempo em 6,75% ao ano. Terá de aplicar pelo menos mais uma dose de 0,25 ponto porcentual. A conferir na próxima reunião do Copom agendada para 21 de março.

E há novas razões para apostar em que a inflação continue baixa, a despeito da estocada esperada a partir dos reajustes do custo da educação (mensalidades escolares e material didático). Uma delas são as novas previsões das safras agrícolas que apontam para algo melhor do que o esperado, especialmente na área da soja. Nova supersafra de grãos tende a segurar também em baixa os preços dos alimentos.

Como já está no comunicado divulgado após a reunião do Copom de quarta-feira, o risco maior são as distorções provocadas pela desordem das contas públicas. Se a decisão for de adiar novamente a reforma da Previdência, sinal negativo estará sendo repassado para a sociedade, que tenderá a defender-se com alta de preços.

Claudia Safatle: Novos planos para o BNDES até 2035

- Valor Econômico

Missão do banco: tornar o Brasil um país desenvolvido

O Plano Estratégico do BNDES, que foi discutido esta semana com o governo e deverá ser aprovado pelo Conselho de Administração do banco em março, define um objetivo - levar o Brasil à condição de país desenvolvido até 2035 - e faz um conjunto de propostas para aumentar a produtividade da economia, alavancar recursos e estimular o crescimento do mercado de capitais.

Para o país dar um salto de produtividade, o banco atuará em três áreas: infraestrutura e logística; modernização da estrutura produtiva e investimentos sociais (em educação, saúde e segurança). O diretor de Planejamento e Crédito do BNDES, Carlos Alexandre Da Costa, foi quem coordenou a discussão do programa, que é uma iniciativa inovadora da instituição.

Uma das ideias é o BNDES funcionar como um "dealer" e dar liquidez às debêntures, mercado que não cresceu como se imaginava por falta de liquidez dos papéis. Explora, também, a criação de novos instrumentos de garantias e a securitização de recebíveis do banco. A securitização só será possível nos projetos financiados em Taxa de Longo Prazo (TLP), com juros mais próximos aos de mercado e eventuais subsídios explícitos, previstos em projetos plurianuais.

O BNDES, que chegou a ter desembolsos de R$ 190 bilhões em 2013, agora trabalha com desembolsos da ordem de R$ 90 bilhões por ano. Recursos que serão complementados pelo setor privado nos projetos de infraestrutura que tenham impacto na produtividade - ferrovias, saneamento básico, mobilidade urbana e geração de energia.

Na procura por luz para o Brasil

Por Marcus Lopes | Valor Econômico

Para grupo apartidário de cientistas políticos, apesar de insatisfação popular, a eleição de 2018 será resistente a outsiders e “fake news”

SÃO PAULO - As mídias sociais vão ter um papel importante na divulgação e no debate das propostas dos candidatos nas eleições deste ano, mas as notícias falsas ("fake news") devem provocar um impacto menor do que é esperado. Elas podem não ser uma marolinha, mas também não serão um tsunami no processo eleitoral. O motivo é que o eleitor tem uma desconfiança muito grande do que é veiculado como notícia nas redes sociais, como o Facebook.

A afirmação é do cientista político Rubens Figueiredo, diretor da consultoria Cepac e da AZClick, startup que cuida de redes sociais e "big data". "As pesquisas mostram que pessoas confiam muito mais nos veículos de comunicação tradicionais, seja o jornal impresso ou portal na internet, para consumir notícias. Logo, um dos efeitos da tecnologia é justamente aumentar a credibilidade da mídia convencional", diz Figueiredo.

Diante das incertezas políticas e econômicas e o complexo cenário eleitoral deste ano, Figueiredo lidera um grupo apartidário de cientistas políticos de peso que resolveu se unir para debater questões e elaborar propostas que acendam uma luz no fim do túnel para o país. Chamado de G-5, o grupo, que também conta com os cientistas políticos Bolívar Lamounier, Gaudêncio Torquato, José Álvaro Moisés e Lourdes Sola, vai discutir questões desde o caos na segurança pública à consolidação da democracia no país, além de tentar decifrar o comportamento da sociedade e como a indignação do eleitor se comportará na hora de depositar o voto na urna.

"O cenário eleitoral está marcado por uma série de questões: fragmentação partidária, desconfiança do eleitorado em relação aos partidos e políticos e a busca açodada de um candidato de centro", afirma Lourdes Sola, professora do departamento de ciências políticas da USP. "O saldo dessas incertezas se reflete na dificuldade das lideranças partidárias em construir coalizões eleitorais que reapresentem à sociedade valores e programas que respondam não só às suas preferências e interesses, mas também abram perspectivas de melhor governança."

PPS estuda abandonar plano B por Rodrigo Maia

Raphael Di Cunto e Marcelo Ribeiro | Valor Econômico

BRASÍLIA - Com dificuldades de unir seu próprio partido, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), assistirá nos próximos dias uma das legendas com que contava na sua coligação para disputar a Presidência da República abrir conversas com outro candidato de "centro-direita": o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

O PPS é mais um partido da órbita de Alckmin que pode debandar para a pré-candidatura do presidente da Câmara, que já conta com o apoio informal de PP e Solidariedade e busca aliança com o PR. O plano A do PPS é, por enquanto, o apresentador de TV Luciano Huck, que, oficialmente, nega a pré-candidatura, mas mantém constantes conversas com o mundo político.

Se Huck decidir não concorrer, o plano B, segundo o presidente da sigla, Roberto Freire (SP), é Alckmin. O novo líder do partido na Câmara, Alex Manente (SP), contudo, defende abrir uma terceira via e conversar com Maia. "Me parece que a candidatura dele [Maia] é pra valer e temos que estabelecer um canal de diálogo", diz.

A lógica de Manente é simples: se Luciano Huck decidir ser candidato à Presidência e o partido for buscar o apoio do DEM, é preciso estar disposto antes a conversar com outras legendas, o PPS não pode ficar limitado ao tucano. Ele brinca: "O Roberto [Freire] só coloca o Alckmin como plano B porque tem certeza de que o Huck será candidato."

Estilo de Luciano Huck é PSDB, diz FHC

Ex-presidente tem feito declarações em apoio a uma eventual candidatura de Huck à Presidência

Marco Rodrigo Almeida / Folha de S. Paulo

SÃO PAULO - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse à Folha na tarde desta quinta (7) que o apresentador Luciano Huck tem o estilo de seu partido, o PSDB.

"Ele sempre foi muito próximo ao PSDB, o estilo dele é peessedebista. É um bom cara", afirmou.

FHC comentou, entretanto, que nunca conversou com o apresentador sobre filiação ao partido. "Não sei se seria político. Não sei se vale a pena para ele", considerou.

Nos últimos dias, FHC tem feito declarações em apoio a uma eventual candidatura de Huck à Presidência da República, o que irritou os políticos tucanos, apurou a Folha.

Em entrevista à Rádio Jovem Pan na terça (6), disse que seria bom para o país se Huck fosse candidato.

À Folha o ex-presidente fez afirmação no mesmo sentido.

"Se ele for [candidato], é bom. Areja, põe em xeque os partidos, que precisam ser postos em xeque."

Negou, entretanto, que tenha intenção de lançá-lo na corrida presidencial. "Não tenho nenhum poder para isso", disse.

O ex-presidente também reforçou que apoiará o nome de seu partido na disputa. "Meu candidato é Geraldo Alckmin."

Huck, de acordo com apuração da Folha, irá anunciar se aceita concorrer à Presidência depois do Carnaval. PPS e DEM já mantêm conversas com ele para uma possível filiação.

Alckmin diz não se sentir ‘sabotado’ por elogios de FHC a Luciano Huck

Adriana Ferraz Pedro Venceslau / O Estado de S. Paulo.

Presidente nacional do PSDB, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse ontem que não se sente “sabotado” por Fernando Henrique Cardoso pelo fato de o ex-presidente elogiar o apresentador de TV Luciano Huck, apontado como possível candidato à Presidência da República neste ano.

“Vivemos momentos na política de incivilidade. Política é arte, ciência ao encontro do bem comum. Não é guerra, não é mata-mata”, afirmou o governador. Alckmin ainda disse que Huck é “excelente liderança”.

“Ele é jovem, amigo do presidente Fernando Henrique já há alguns anos e inclusive nosso. Já me ajudou, fez campanha comigo na zona leste quando eu fui candidato a prefeito de São Paulo, em 2000. Então, gestos de estímulo são muito positivos. Eu também estimulo as novas gerações, as novas lideranças para que participem da vida pública”, afirmou Alckmin, após ser questionado por jornalistas, no Palácio dos Bandeirantes, se FHC está ou não ao seu lado na disputa ao Planalto.

“Se (Luciano Huck) vai ser candidato cabe a ele definir. O presidente Fernando Henrique é um estadista. Aliás, devo a ele a escolha para ser presidente do PSDB”, disse o governador. Segundo Alckmin, o termo “incivilidade” foi usado por ele para dizer que hoje não se pode elogiar alguém que já se acha que se está lançando candidato.

Aliados de Alckmin cobram explicações de FH sobre Huck

Ex-presidente diz que apresentador tem ‘estilo do PSDB’, e tucanos reclamam

Silvia Amorim / O Globo

SÃO PAULO - Aliados de Geraldo Alckmin reclamaram das declarações do ex-presidente a favor de Luciano Huck. FH voltou a elogiar o apresentador. -SÃO PAULO- Aliados do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), cobraram explicações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sobre suas recentes manifestações favoráveis ao apresentador Luciano Huck, cotado para disputar a eleição presidencial deste ano. O grupo chegou a cogitar a divulgação de uma nota pública condenando a postura do ex-presidente, iniciativa abortada por Alckmin. Decidiram, então, encaminhar um e-mail questionando a posição de FH, o que foi feito anteontem.

Ontem à tarde, em meio à saia justa provocada no partido, o ex-presidente telefonou para Geraldo Alckmin e reafirmou apoio à sua candidatura ao Planalto. À noite, no entanto, ele jantaria com Luciano Huck.

O governador de São Paulo pediu calma a apoiadores e concordou que uma mensagem privada menos agressiva fosse enviada a FH. No e-mail, o líder tucano é questionado se continua apoiando Alckmin ou se prefere outro nome.

A gota-d’água foi uma entrevista de Fernando Henrique na terça-feira, na qual afirmou que uma candidatura de Huck seria boa para o Brasil, poderia “arejar” as eleições e “botar em perigo a política tradicional”.

Sepúlveda discute HC de Lula com Fachin

Ex-presidente do STF pede que relator da Lava Jato acelere julgamento de recurso

Julia Lindner, Amanda Pupo / O Estado de S. Paulo.

BRASÍLIA - Dois dias após assumir a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o advogado Sepúlveda Pertence se reuniu ontem com o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, e fez um apelo para que o magistrado acelere o julgamento de um habeas corpus do petista.

O recurso da defesa do ex-presidente pede que a Corte suspenda preventivamente uma possível ordem de prisão do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) contra Lula. O petista foi condenado a 12 anos e 1 mês no âmbito da Operação Lava Jato e o tribunal pode determinar o início imediato do cumprimento da pena.

Os advogados de Lula já tiveram um habeas corpus negado, em caráter liminar, pelo vicepresidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins. O STJ, porém, ainda não julgou o mérito do recurso.

“Nós fizemos um apelo, dada a velocidade do tribunal de Porto Alegre. Está aberto o prazo para os embargos de declaração, e consequentemente próximo à queda da suspensão da ordem de prisão”, disse Sepúlveda, que é ex-presidente do Supremo. “Foi negada a liminar. E a liminar no caso é importantíssima a rapidez dela dada a velocidade porto-alegrense da Justiça.”

O advogado defendeu a possibilidade de Fachin analisar o habeas corpus antes de esgotados os recursos nas instâncias inferiores. Embora não seja comum o julgamento antecipado, Pertence disse ser possível devido à urgência do caso. Ele e Cristiano Zanin Martins, José Roberto Batochio e Evandro Pertence, que integram a defesa do petista, se reuniram por cerca de meia hora com Fachin. 

Tendência do TSE é negar registro a Lula

A tendência entre os ministros do Tribunal Superior Eleitoral é não autorizar o ex-presidente Lula a concorrer ao Planalto. Eventuais recursos serão julgados rapidamente.

Decisão veloz

Tendência no TSE é rejeitar rapidamente recurso de Lula contra aplicação da Ficha Limpa

Carolina Brígido / O Globo

-BRASÍLIA- O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não deve autorizar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a concorrer ao Palácio do Planalto neste ano. A tendência é que os ministros neguem eventual pedido de candidatura do petista com base na Lei da Ficha Limpa, que impede políticos condenados por um tribunal de segunda instância a disputar nas urnas. Ministros da Corte já concordaram, nos bastidores, que eventuais recursos apresentados por candidatos ficha-suja serão julgados de forma muito rápida. O objetivo é evitar qualquer dúvida sobre a decisão.

Ao GLOBO, o presidente do tribunal, ministro Luiz Fux, disse que candidatos enquadrados na Lei da Ficha Limpa são “irregistráveis”. No TSE, os colegas dele interpretaram a fala do presidente da seguinte forma: o candidato pode até pedir o registro, mas o tribunal não vai concedê-lo. Um deles acredita que os recursos contra impugnação de candidaturas serão julgados no prazo de uma semana.

CANDIDATO “SUB JUDICE"
A Lei das Eleições prevê a possibilidade de se concorrer “sub judice” — ou seja, quando um candidato não obtém o registro e recorre. Entre integrantes do TSE, a interpretação é que o candidato poderia disputar nessa condição apenas enquanto houver recursos no próprio tribunal. Depois da negativa da corte, o candidato pode ainda pedir uma liminar ao Supremo Tribunal Federal (STF) para prosseguir na disputa. Esse recurso, porém, não teria efeito suspensivo. Só se for aceito, o postulante volta a ter o registro validado.

Se Lula, eventualmente, conseguir uma liminar no STF para continuar concorrendo, ele poderá figurar na urna. Se, ao fim do processo, em decisão definitiva, o Supremo negar o registro ao petista e ele tiver vencido as eleições, será impedido de ser diplomado no cargo. Os votos deles serão considerados nulos e o segundo mais votado será declarado presidente do país.

Nos bastidores, partidos opositores do PT já articulam entrar com uma ação no STF questionando a constitucionalidade do artigo da Lei das Eleições que permite o uso de liminares para que candidatos com registro impugnado continuem concorrendo. Para advogados com atuação na Justiça Eleitoral, a Constituição Federal é “ferida” quando se permite que os eleitores tenham como opção na urna uma pessoa cujas condições de elegibilidade não foram atestadas pela Justiça Eleitoral.

Luiz Carlos Azedo: Túmulo do samba

- Correio Braziliense

A frase “São Paulo é o túmulo do samba” é atribuída a Vinícius de Moraes, em protesto contra o público da antiga boate Cave, na rua da Consolação, no Centro de São Paulo, durante apresentação do pianista e compositor Johnny Alf, um dos pioneiros da bossa nova, em 1960. Parceiro de Adoniran Barbosa, o poeta carioca logo se arrependeu do que disse, pois a cidade sempre foi um grande e acolhedor mercado para os sambistas cariocas. Hoje, os desfiles de escolas de samba e a explosão do carnaval de rua mostram que sambistas paulistas pioneiros como Germano Mathias, Geraldo Filme, Dona Inah, Oswaldinho da Cuíca e Seu Nenê da Vila Matilde não semearam em vão.

Tiro ao Álvaro, Saudosa maloca, Iracema e Trem das 11, de Adoniram Barbosa, e Volta por cima, de Paulo Vansolini, são clássicos do samba paulista, cantados em todo o país. A homenagem aos sambistas de São Paulo, na véspera do carnaval, é um abre-alas para pedir passagem e falar da política paulista, bem na véspera do sábado de carnaval. Boa parte da incerteza em relação ao que vai acontecer com país nas eleições deste ano tem a ver com o xadrez da política de São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, que hegemoniza a sucessão presidencial.

São Paulo pode se tornar o túmulo da velha polarização PT versus PSDB, que vem pautando as disputas presidenciais desde a primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso, em 1994. Nas últimas eleições municipais, o PT quase foi varrido do estado, onde Dilma Rousseff, ao ser reeleita, já havia sofrido uma derrota acachapante. Sem Lula na corrida presidencial, o PT terá as maiores dificuldades para se recuperar no estado, ainda que o ex-prefeito Fernando Haddad seja o substituto do líder petista na chapa. Mesmo na região do ABC, onde nasceu, a situação do PT é dramática.

Os juros e a reforma travada: Editorial/O Estado de S. Paulo

Consumidores e empresários puderam celebrar duas excelentes notícias em menos de 12 horas: o corte de juros para um mínimo histórico, 6,75%, e um novo recuo da inflação, desta vez para 2,86% em 12 meses. Mas a redução de juros, a 11.ª consecutiva desde o fim de 2016, deve ser a última do ciclo, exceto se ocorrer alguma novidade muito importante. Essa novidade poderia ser, com certeza, um avanço na política de ajustes e reformas. Sem o detalhe negativo, a comemoração poderia ter sido muito mais afinada com a fase pré-carnavalesca. As boas novidades somaram-se a outros sinais positivos acumulados nas últimas semanas, como os 2,5% de aumento da produção industrial no ano passado, a redução do desemprego para 11,8% no fim de 2017 e o superávit comercial de US$ 2,77 bilhões em janeiro, um recorde para o mês. Como complemento, a alta de preços deve continuar moderada em 2018 e 2019, segundo as projeções correntes no mercado e nos escritórios do governo.

A nova diminuição da taxa básica de juros, a Selic, era dada como garantida pela maioria dos economistas do mercado e das principais consultorias. No texto distribuído logo depois da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, o corte foi justificado com detalhes suficientes e previsíveis. O comunicado mencionou os dados econômicos positivos, citou a perspectiva de inflação contida neste ano e no próximo e reafirmou a conveniência de manter uma “política monetária estimulativa”. Até aí, tudo de acordo com os padrões já habituais. E depois?

Falta complementar o profundo corte nos juros: Editorial/O Globo

Cortar a Selic de dois dígitos para 6,75%, nível observado apenas na década de 50, é uma façanha, mas tudo se perderá caso o Congresso não faça a reforma da Previdência

Parece contraditório o Banco Central, por meio do Conselho de Política Monetária (Copom), executar o 11º corte consecutivo na taxa básica de juros enquanto os mercados mundiais parecem entrar numa fase de volatilidade.

Há, porém, bases firmes para o corte de 0,25 ponto percentual dos juros, fixando-os em 6,75%, nível comparável ao da década de 50. A economia brasileira tinha uma outra conformação. Mas é mesmo um feito.

Em 11 de janeiro do ano passado, a taxa era de 13%. A conjugação da confiança dos agentes do mercado no BC com uma calmaria nos preços dos alimentos, causada por boas safras, e a quebra da chamada inércia inflacionária, derivada da indexação — o preço sobe hoje porque subiu ontem — forçada pela profunda recessão de 2015/16 permitiram ao Copom fazer este corte profundo nos juros, sem maiores riscos.

Juros baixos são o objetivo de todas as correntes políticas. As divergências ocorrem sobre os meios de alcançá-los. O país testemunhou o voluntarismo lulopetista durante o governo de Dilma Rousseff, quando, por ato de vontade da presidente, sem que houvesse condições técnicas objetivas para a derrubada da taxa, a Selic saiu de pouco mais de 12% para 7,25%.

Para quem o juro cai: Editorial/Folha de S. Paulo

Melhora não se reflete por inteiro no crédito a empresas e consumidores

Numa decisão esperada, o Banco Central reduziu sua taxa, a Selic, de 7% para 6,75% ao ano, o menor patamar de uma história de juros nacionais exorbitantes.

Salvo surpresas positivas, como a aprovação da reforma da Previdência Social nas próximas semanas, o mais provável é que se interrompa por algum tempo o longo ciclo de queda da Selic, iniciado em outubro de 2016.

Está em jogo agora por quanto tempo os juros permanecerão em níveis mais civilizados —e em que medida o abrandamento monetário chegará ao crédito concedido a consumidores e empresas.

Quanto ao primeiro ponto, tudo dependerá da inflação. A situação atual se mostra favorável: o IPCA de janeiro, de 0,29%, foi historicamente baixo para o mês. Em 12 meses, a alta acumulada dos preços não passa de 2,86%, bastante abaixo da meta oficial de 4,5%.

Com a expectativa de uma boa safra agrícola, repetindo o resultado do ano passado, e o desemprego ainda elevado, não se vê maior risco de repique neste ano. As projeções de analistas rondam os 3,9%.

Selic pode se manter no piso histórico por um bom tempo: Editorial/Valor Econômico

A taxa básica de juros é a mais baixa da história (6,75%), com mais condições de permanecer neste nível por mais tempo do que a tentativa anterior, em 2012, realizada durante o governo de Dilma Rousseff. É provável que a decisão de quarta-feira do Comitê de Política Monetária encerre o ciclo de flexibilização monetária, como o próprio comunicado sugere.

Há uma fresta aberta para novo corte de 0,25 ponto percentual, caso ocorram mudanças no cenário básico, indicando que o Banco Central deixa em aberto se ainda poderá calibrar melhor a taxa com uma inflação ainda mais baixa. Uma surpresa desse tipo veio ontem, quando o IPCA de janeiro foi menor do que expectativa da maioria dos analistas e do Banco Central. Em 0,29%, foi o menor para o mês desde o início do Plano Real, em 1994. As consultorias esperavam algo entre 0,33% e 0,45%. O BC, 0,53%.

A inflação em 12 meses recuou mais um pouco, de 2,95% (dezembro) para 2,86%. Isto é, a trajetória dos preços continua favorável, embora a aceleração do crescimento deva conduzi-la em algum momento em direção ao centro da meta, de 4,5% em 2018 e 4,25% em 2019.

Carlos Pena Filho: Olinda, do alto do mosteiro, um frade vê

(A Gilberto Freyre)

De limpeza e claridade
é a paisagem defronte.
Tão limpa que se dissolve
a linha do horizonte.

As paisagens muito claras
não são paisagens, são lentes.
São íris, sol, aguaverde
ou claridade somente.

Olinda é só para os olhos,
não se apalpa, é só desejo.
Ninguém diz: é lá que eu moro.
Diz somente: é lá que eu vejo.

Tem verdágua e não se sabe,
a não ser quando se sai.
Não porque antes se visse,
mas porque não se vê mais.

As claras paisagens dormem
no olhar, quando em existência.
Diluídas, evaporadas,
Só se reúnem na ausência.

Limpeza tal só imagino
Que possa haver nas vivendas
das aves, nas áreas altas,
muito além do além das lendas.

Os acidentes, na luz,
não são, existem por ela.
Não há nem pontos ao menos,
nem há mar, nem céu, nem velas.
Quando a luz é muito intensa
é quando mais frágil é:
planície, que de tão plana
parecesse em pé.

Riana Oliveira: No Recife pelo Capibaribe