segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Em Recife, Humberto: bombardeio no PSB e PSDB


Petista decide reforçar, em discursos e na TV, o debate sobre a PPP da Compesa, procurando atingir Geraldo Julio e Daniel

Bruna Serra

O mantra que permeou as campanhas petistas em esfera nacional e local durante as últimas cinco eleições está de volta: as privatizações. Ciente de que o discurso contrário à Parceria Público Privada (PPP) da Compesa está irritando os socialistas, uma vez que lembra a polêmica da privatização da Celpe, Humberto Costa (PT) decidiu abordar o tema em todos os seus atos públicos e intensificar com o guia eleitoral. Ele pretende, também, tratar do assunto no debate de amanhã na TV Jornal. “Nesse processo, a parte boa – a lucrativa – da Compesa vai para o setor privado. E o prejuízo será nosso, vai aumentar a conta de água”, insistiu Humberto ontem, depois de realizar carreata de mais de dez quilômetros pelo Ibura.

A estratégia petista externa a briga histórica entre o governador Eduardo Campos (PSB) e o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), que enquanto foram adversários jogaram um no colo do outro a responsabilidade pela venda da Celpe. Ao trazer à tona o episódio, o PT provoca a entrada dos socialistas no debate político e, de quebra, deixa a população intrigada com o argumento de que, assim como a conta de energia, a água vai custar mais caro.

O discurso ainda resvala no adversário Daniel Coelho (PSDB), com quem Humberto disputa uma vaga no segundo turno. Desde a sexta-feira (21), o petista vem repetindo que Daniel não personifica o novo. “Esse tucano representa as privatizações, a inflação que só gerou infelicidade para o nosso povo”, atacou.
Humberto ainda ironizou Geraldo Julio quando afirmou que o socialista busca se vincular apenas às ações bem avaliadas do governo do Estado. “Ele não assume o corte do ICMS (do Recife), que foi ele que fez, prejudicando a administração municipal. Também não assume a PPP da Compesa. Isso não foi ele que fez?!”, disparou. No fim de semana, o petista ainda criticou o TRE, por ter indicado o juiz João Maurício Alcoforado – primo do presidente do PSB, Sileno Guedes –, para julgar a ação do PT contra o socialista Geraldo Julio, por suposta propaganda “casada” com o governo do Estado.

Ainda ontem, depois de dizer que é “um tiro no escuro apostar num desconhecido” – fazendo outra referência ao rival socialista –, Humberto reconheceu que existe no Recife um sentimento de mudança. Segundo ele, foi ciente dessa necessidade que o PT optou por mudar o candidato. “A situação não é boa, sabemos disso. A atual administração (João da Costa) não tem conseguido dar continuidade às mudanças que a cidade precisa, as políticas sociais. Por isso mudamos o candidato”, disse.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: