sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Pesquisa Datafolha: S. Paulo, Rio, BH, Recife, Curitiba e Porto Alegre


Russomanno cai pela 1ª vez; Haddad cresce e empata com Serra, diz Datafolha
SÃO PAULO - O candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, caiu cinco pontos percentuais e tem 30% das intenções de votos, de acordo com pesquisa Datafolha concluída nesta quinta-feira.

Esta é a primeira queda fora da margem de erro do candidato desde o início da campanha. Apesar da queda, o candidato do PRB segue líder. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O levantamento mostra também crescimento de Fernando Haddad (PT), que saiu de 15% para 18%, e voltou a aparecer em empate técnico com José Serra (PSDB), que aparece com 22% das intenções de voto. Na pesquisa anterior, divulgada na semana passada, Serra tinha 21%.

Gabriel Chalita (PMDB), que tinha 8%, aparece com 9% das intenções de voto. Soninha (PPS) aparece com 4%. Os candidatos Paulinho (PDT), Carlos Giannazi (PSOL) e Ana Luiza (PSTU) têm 1%. Os demais candidatos não pontuaram na pesquisa.

Nas simulações de segundo turno, Russomanno triunfaria contra qualquer adversário. Com Serra, venceria por 50% a 34%. No cenário com Haddad, Russomanno tem 49% e o petista, 34%.

Serra continua com o maior índice de rejeição no levantamento, com 45%. Fernando Haddad tem 24% e Russomanno aparece com 22%, mesmo índice de Soninha (PPS) e Paulinho (PDT).

O Datafolha fez 1799 entrevistas entre quarta (26) e quinta-feira (27). A pesquisa é uma parceria com a TV Globo e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número SP-01182/2012.

Vantagem de Lacerda cai a 13 pontos em BH, mas ele ainda venceria no primeiro turno
Paulo Peixoto

BELO HORIZONTE - O petista Patrus Ananias diminuiu a distância em relação ao atual prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), mas não o suficiente para evitar a reeleição já no primeiro turno, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (27) em parceria com a TV Globo.

Segundo o levantamento, Lacerda passou de 49% para 45% em um intervalo de duas semanas, enquanto Patrus oscilou de 31% para 32%. Entre as duas pesquisas, a diferença recuou de 18 para 13 pontos.

A pesquisa foi realizada nesta terça (25) e quarta (26). A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Com a disputa polarizada entre os dois, contudo, pouco ajuda a Patrus a intenção de voto que têm os demais cinco candidatos. A soma não passa de 5%. Vanessa Portugal (PSTU) tem 3%. Maria da Consolação (PSOL) e
Alfredo Flister (PHS), 1% cada um. Tadeu Martins (PPL) e Pepê (PCO) não atingiram 1%.

Para a disputa ocorrer em dois turnos, é preciso que a soma dos seis outros candidatos seja superior ao número de votos do líder da disputa.

Pelos votos válidos, que excluem brancos, nulos e eleitores indecisos, e é o critério de divulgação oficial dos resultados pela Justiça Eleitoral, Lacerda tem 55%, e Patrus, 39%.

A rejeição aos dois principais candidatos é parecida. Lacerda é rejeitado por 20%, e Patrus, por 21%.

Mesmo podendo ser a disputa em apenas um turno, o Datafolha fez a simulação de segundo turno, e Lacerda também venceria. Teria 49% dos votos, contra 37% do candidato petista.

Lula e Dilma

Patrus faz o que pode para tentar reverter o quadro. Faz campanha por toda a cidade e todos os dias. E pelo seu programa eleitoral já passaram os seus principais cabos eleitorais. Primeiro foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Atualmente, continua no ar, embora com menos aparições na TV e no rádio, a presidente Dilma Rousseff.

Os padrinhos, contudo, não foram até aqui capazes de alterar o quadro. Na primeira pesquisa Datafolha, em 19 e 20 de julho, a diferença a favor do prefeito era de 17 pontos. Após uma semana de horário eleitoral, em 28 e 29 de agosto, com intensa participação de Lula, a diferença era de 16 pontos.

Dilma entrou no ar na noite de 10 de setembro, quando a diferença era 18 pontos. Com a pesquisa de agora, a diferença baixou cinco pontos. O PT mineiro tentou trazê-la para um comício, mas a presidente não veio.

A pesquisa Datafolha apontou 9% de indecisos. E 9% dos eleitores dizem que votarão em branco ou nulo.

Foram ouvidos 1.277 eleitores. A pesquisa está registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Minas com o número MG- 00650/2012.

Paes mantém liderança isolada no Rio, aponta Datafolha
RIO - O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), candidato à reeleição, mantém a liderança nas intenções de voto na cidade, de acordo com pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira (27). Pela primeira vez desde o início da campanha, o deputado Marcelo Freixo (PSOL) não apresentou alta significativa.

De acordo com o levantamento, encomendado pela Folha em parceria com a TV Globo, Paes tem 55% das intenções de voto, contra 19% de Freixo. Ambos oscilaram positivamente um ponto percentual em relação à pesquisa anterior, realizada há duas semanas.

Os demais candidatos estão empatados tecnicamente. Os deputados Rodrigo Maia (DEM), Otávio Leite (PSDB) e Aspásia Camargo (PV) aparecem com 4%, 3% e 2%, respectivamente --mesma pontuação apresentada no último levantamento. Cyro Garcia (PSTU) e Fernando Siqueira (PPL) alcançaram 1%. Antônio Carlos (PCO) não pontuou.

Declararam votar nulo 8% dos entrevistados, enquanto 7% deles disseram não saber em quem votar. O Datafolha ouviu 1.461 pessoas entre terça (25) e quarta-feira (26). A pesquisa foi registrada sob o número 126/2012 no Tribunal Regional Eleitoral do Rio.

O resultado mostra larga vantagem do peemedebista. Ele teria hoje, segundo a pesquisa, 65% dos votos válidos. O Datafolha simulou um segundo turno entre Paes e Freixo. Segundo o levantamento, o prefeito venceria com 61% dos votos, contra 30% do socialista.

Paes manteve a liderança após dois adversários lançarem mão de trunfos nas últimas semanas a fim de atrair eleitores do prefeito. Freixo realizou comício na última sexta-feira para tentar alavancar a candidatura. Maia usou declaração do ex-governador Anthony Garotinho (PR) criticando a aproximação do prefeito com evangélicos a fim de atrair fiéis do grupo religioso. De acordo com a pesquisa, os artifícios ainda não tiveram impacto.

Rejeição

Maia segue como o mais rejeitado entre os candidatos, segundo o Datafolha. O levantamento aponta que 41% dos eleitores declararam que não votariam no candidato do DEM. Aspásia e Cyro Garcia têm 17% de rejeição. Paes, 16% e Freixo, 10%.

Candidato do PSB lidera disputa pela Prefeitura de Recife
Fábio Guibu

RECIFE - O candidato do PSB a prefeito de Recife, Geraldo Julio, conquistou mais oito pontos percentuais em duas semanas e alcançou 42% das intenções de voto, aponta pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (27).

O levantamento, encomendado pela Folha, em parceria com a TV Globo, indica também que o candidato do PSDB, Daniel Coelho, ultrapassou numericamente o petista Humberto Costa na segunda colocação.

O tucano oscilou positivamente três pontos no mesmo período, passando de 19% para 22%. Já o petista manteve a trajetória de queda apontada nos levantamentos anteriores e caiu de 23% para 17%. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, ambos estão em empate técnico no segundo lugar.

Mendonça (DEM) também oscilou negativamente, de 8% para 5%. Edna Costa (PPL) obteve 2%, enquanto Jair Pedro (PSTU) e Roberto Numeriano (PCB) foram citados por 1% dos entrevistados, cada um.

Disseram que votariam em branco ou nulo 6%, enquanto 5% afirmaram estar indecisos. O Datafolha ouviu 1.146 eleitores em Recife nesta terça (25) e quarta (26).

Votos válidos

Pela primeira vez nesse processo eleitoral, o Datafolha divulgou também os votos válidos, critério que exclui brancos, nulos e indecisos, e é a forma de divulgação oficial dos resultados pela Justiça Eleitoral.

Nessa situação, Geraldo Julio, com 47% das intenções de voto, ficaria a três pontos percentuais, mais um voto, de vencer no primeiro turno.

Daniel Coelho aparece com 25%, seguido de Humberto Costa, com 19%, e Mendonça, com 5%. Edna Costa surge em seguida, com 2% das citações. Jair Pedro e Numeriano têm 1% cada um.

Segundo turno

O Datafolha também simulou duas situações para um eventual segundo turno. Nas duas, Geraldo Julio aparece como vencedor, com mais de 50% dos votos.

Contra Humberto Costa, o candidato socialista teria 59%, e o petista, 28%.

Nessa situação, a pesquisa mostra que 52% dos eleitores de Daniel Coelho votariam em Geraldo Julio e 28% em Humberto Costa.

Na segunda simulação, com a disputa no segundo turno envolvendo Geraldo Julio e Daniel Coelho, o socialista teria 51% das intenções de voto, contra 38% do tucano.

Nesse quadro, os eleitores do petista ficariam divididos. Enquanto 44% afirmaram que votariam no candidato socialista, 42% declararam apoio ao tucano.

Rejeição

A pesquisa mostrou ainda o quadro de rejeição aos candidatos. Humberto Costa continua em primeiro lugar, com 43%, cinco pontos percentuais acima do índice apurado duas semanas atrás, que era de 38%.

Mendonça aparece em segundo lugar, com 37%, ante 36% no levantamento anterior. Em terceiro lugar, estão tecnicamente empatados Jair Pedro e Edna Costa, com 32% e 31%, respectivamente.

O levantamento mostra ainda que Roberto Numeriano é rejeitado por 24%, enquanto Geraldo Julio e Daniel Coelho também estão em situação de empate técnico. O socialista é rejeitado por 18% e o tucano, por 17% dos eleitores.

Dos entrevistados, 4% disseram que votariam em qualquer um e outros 4% não votariam em nenhum dos candidatos.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco com o número PE-00161/2012.

Ratinho Junior assume liderança na disputa em Curitiba, segundo Datafolha
SÃO PAULO - O candidato Ratinho Junior, do PSC, assumiu a liderança isolada na disputa pela Prefeitura de Curitiba, mostra pesquisa Datafolha em parceria com a RPC TV divulgada nesta quinta-feira (27).

O deputado federal e filho do apresentador do SBT aparece com 32% das intenções de voto, deixando para trás, na segunda colocação, com 25%, o atual prefeito da cidade e candidato à reeleição, Luciano Ducci (PSB).

No levantamento anterior, nos dias 10 e 11 deste mês, Ratinho, também com 32%, e Ducci, então com 26%, estavam tecnicamente empatados, apesar da vantagem numérica do candidato do PSC.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O Datafolha ouviu 1.201 eleitores nesta terça (25) e quarta-feira (26). A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número 00326/2012.

Na terceira colocação está Gustavo Fruet, do PDT, com 17%. O pedetista e ex-deputado federal pelo PSDB foi um dos mais ferozes integrantes da CPI que investigou o mensalão durante o governo Lula e agora faz campanha com o apoio do PT.

Rafael Greca, do PMDB, é o quarto, com 11%, tecnicamente empatado com Fruet, mas no limite máximo da margem de erro. Greca subiu quatro pontos nessa pesquisa, enquanto Fruet, um ponto.

Levando em conta apenas os votos válidos, quando são excluídos nulos, brancos e eleitores indecisos, Ratinho aparece com 36%, seguido por Ducci (29%), Fruet (20%) e Greca (12%).

Para vencer já no primeiro turno, o candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Segundo turno

O Datafolha fez também simulações de segundo turno.

Numa eventual disputa entre Ratinho e Ducci, o candidato do PSC venceria com 48% dos votos, ante 40% do atual prefeito.

Num confronto com Fruet, Ratinho também venceria (50% a 39%). Já em um confronto Fruet versus Ducci, há um empate técnico, 46% para o pedetista e 42% para Ducci.

O Datafolha também mediu a rejeição dos candidatos. Prefeito de Curitiba, Ducci lidera, com 29%, seis pontos acima do registrado no levantamento anterior. Greca tem 26%, Ratinho Junior, 23%, e Fruet, 13%.

José Fortunati amplia vantagem na disputa em Porto Alegre, aponta Datafolha
Felipe Bächtold

PORTO ALEGRE - O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), ampliou sua vantagem na corrida eleitoral na cidade e está em condições de definir a disputa já no primeiro turno, de acordo com o Datafolha.

Ele obteve 47% das intenções de voto, quase o dobro da segunda colocada, Manuela D'Ávila (PC do B), que registrou 24%.

Manuela, que em agosto chegou a ficar tecnicamente empatada com o prefeito na liderança, caiu seis pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, feita há duas semanas, enquanto Fortunati subiu seis.

A pesquisa, feita em parceria com o grupo RBS, ouviu 1.152 eleitores entre terça (25) e quarta-feira (26). A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Pela primeira vez, o Datafolha também apresentou os números em votos válidos, critério que exclui brancos, nulos e indecisos, e é a forma como o resultado oficial da eleição é divulgado pela Justiça Eleitoral.

Se Fortunati ultrapassar os 50% dos votos válidos, já vence a eleição. Por esse critério, que exclui brancos e nulos, ele aparece atualmente com 56%, contra 29% de Manuela.

O Datafolha também mostrou oscilação do candidato do PT na cidade, Adão Villaverde. Ele passou dos 7% da sondagem anterior para 9% --pelo critério de votos válidos, tem 10%.

Em quarto lugar nas intenções de voto, está Roberto Robaina (PSOL), que obteve 2% em todos os levantamentos do Datafolha na campanha. Wambert di Lorenzo (PSDB) tem 1%.

Apelos

Em sua campanha, Manuela vem fazendo apelos para a realização do segundo turno, citando que nessa etapa há tempos iguais de TV para a divulgação de propostas.

Com a maior coligação, o prefeito falou em um debate que a candidata do PC do B e o PT promove uma "dobradinha" de ataques contra a sua gestão, visando o segundo turno.

Villaverde, porém, subiu o tom de críticas contra Manuela nos últimos dias. Questionou, por exemplo, os apoios que ela recebeu, como o da senadora Ana Amélia Lemos (PP), adversária do PT no Estado.

O Datafolha fez também uma simulação de segundo turno, em que Manuela perde para Fortunati por 53% a 32%.

Segundo o instituto, a candidata e Villaverde têm mais do que o dobro da taxa de rejeição do prefeito, com 22% cada um --Fortunati tem a menor rejeição, 10%. O tucano Wambert di Lorenzo foi o mais rejeitado pelos eleitores entrevistados: 24%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo RS-00224/2012.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: