quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Panorama Político - Ilimar Franco

Alckmin quer o PMDB
Candidato à reeleição, o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) costura um amplo apoio partidário. Sua prioridade nessa fase é atrair o PMDB. Alckmin já se reuniu com prefeitos e deputados estaduais do partido e recebeu a sinalização que eles não apoiam Paulo Skaf para o governo estadual. O tucano tem a vaga do vice, ocupada por Afif Domingos (PSD) e a candidatura ao Senado para negociar.

Roger, Battisti e o refúgio
O destino do senador Roger Pinto será decidido pelo Comitê Nacional para os Refugiados. Roger, a exemplo de Cesare Battisti, recorreu ao pedido de refúgio, que tem regras mais elásticas que as do asilo para sua concessão. O caso do adversário do presidente Evo Morales só chegará à mesa da presidente Dilma se o Conare negar o refúgio. Foi o que ocorreu no caso Battisti, gerando recurso ao então ministro Tarso Genro (Justiça), que o concedeu para posterior ratificação ou não do presidente da República. O então presidente Lula permitiu que Battisti ficasse no país mesmo após o STF julgar que ele não se enquadrava, nos acordos com a Itália, na condição de refugiado.

"Fizemos uma prévia em Pernambuco. Ela implodiu o partido. Não entrem nessa. Ficam feridas e cicatrizes"
Fernando Ferro (PT-PE), em conversa com o deputado Marcus Pestana, presidente do PSDB mineiro

Experiência em desastres naturais
O Brasil assinou acordo com o Japão e vai implantar projetos-piloto para prevenção de desastres naturais. Petrópolis (RJ), Nova Friburgo (RJ) e Blumenau (SC) recebem, no mês que vem, uma equipe de peritos japoneses.

Sempre alerta
A ministra Ideli Salvatti consultou o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB), minutos antes de a presidente Dilma sair do Planalto para sessão solene na Casa. Sondou sobre o humor dos senadores e se seria questionada sobre a fuga do senador boliviano e a queda de Antônio Patriota. Braga avisou que o céu era de brigadeiro.

Língua solta
Os políticos gostam dos arroubos verbais do presidente do STF, Joaquim Barbosa. Dizem que ele não iria longe como candidato ao Planalto. Eles comparam seu "destempero" ao de Ciro Gomes, candidato do PPS em 1998 e 2002.

As coisas como elas são
No governo Lula, o problema era o Senado. No governo Dilma, o enrosco é na Câmara. Na equipe da presidente, existe uma avaliação de que o drama está no PMDB, cuja relação degringolou com a eleição do deputado Eduardo Cunha (RJ) para líder da bancada. Esse fato teria contribuído para reduzir o controle sobre a bancada do vice Michel Temer e do presidente da Casa, Henrique Alves.

Dança das cadeiras
Desafetos, os deputados Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) e Augusto Carvalho (PPS-DF) fizeram as pazes. Durante jantar, Carvalho avisou que está de malas prontas para o Solidariedade.

Expectativa
Depois de Marina Silva, ontem o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) foi ao TSE conversar com o relator da criação do Solidariedade, ministro Henrique Neves da Silva. Ele aguarda a liberação do registro oficial de seu partido.

O PT gaúcho diz em nota que é contra as emendas parlamentares. Adversários, de fora e de dentro, esperam que esses petistas abram mão das suas.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: