segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Painel - Vera Magalhães

Ganhar o mundo
Nas primeiras propagandas de TV depois do desembarque do governo federal, que vão ao ar amanhã, o PSB aposta em "nacionalizar" a imagem de Eduardo Campos. As peças mostram ações de sua gestão em Pernambuco, sob o slogan de que é possível fazer "mais", "diferente" e "bem feito". Um dos spots enfoca o programa de intercâmbio estudantil "Ganhe o Mundo". O outro diz que Campos é o governador mais bem avaliado do país e recebeu dois prêmios da ONU no mesmo ano.

Subliminar Campos só discursa na peça sobre educação. Com a câmera fechada em seu rosto, diz, em tom enfático: "Respeito!". O vídeo, a cargo de Edinho Barbosa, da Link, fala sobre a construção de um ensino público de qualidade. Mas o subtexto é um claro recado para o PT.

Estratégia O PSB escalonou a propaganda para aumentar a exposição de Campos. Novos filmes de 30 segundos vão ao ar nos dias 3, 5 e 8. Serão dez inserções por dia. O programa partidário, de dez minutos, será exibido na quinta-feira, dia 10.

Fora de rota Integrante do TSE que recebeu Marina Silva na semana passada argumenta que a Rede deveria ter recorrido aos tribunais regionais para tentar validar assinaturas rejeitadas, e não diretamente à corte superior. A falha, avalia, dificulta a aprovação do registro do partido.

Sabotagem? A Rede divulgou um vídeo em que o ator Wagner Moura critica a burocracia dos cartórios e afirma que é "inegável" que o fato de Marina ocupar o segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto "deve incomodar muita gente".

Empréstimo Aécio Neves (PSDB) vai se empenhar pessoalmente esta semana em emplacar aliados em postos de comando do Solidariedade, para garantir o apoio da legenda a sua candidatura. O senador mineiro incentiva até a filiação de políticos do PSDB ao novo partido.

Cerco Luizianne Lins se reúne hoje em São Paulo com o presidente petista, Rui Falcão, para definir se continua na sigla. Certos da permanência, seus rivais no PT cearense se articulam para barrar as pretensões da ex-prefeita de Fortaleza de se lançar ao Senado ou ao governo estadual.

Pendência Antes de partir para lua de mel na Itália, Henrique Alves (PMDB-RN) vai tentar convencer o PT a colocar em votação o projeto da minirreforma eleitoral. Os petistas, no entanto, mantêm posição de obstruir as tentativas de apreciação do tema.

Calendário Os peemedebistas insistem na votação, mas líderes da base governista e da oposição julgam ser impossível a aprovação do texto esta semana --a tempo de valer nas eleições de 2014.

Pirotecnia A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) terá audiências com prefeitos da região Norte na quinta e na sexta-feira. Diante da chuva de pleitos municipais e da escassez de recursos federais, a iniciativa ganhou o apelido de "caravana da ilusão".

Vai... O governo paulista criou uma Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades para substituir a Sutaco, autarquia extinta no pacote de corte de custeio anunciado em junho por Geraldo Alckmin (PSDB).

... e volta A medida é acompanhada da criação de um conselho de artesanato e de um programa de certificação de peças artesanais.

De perto A Prefeitura de São Paulo planeja manter o parque Ibirapuera aberto durante a noite no fim do ano para a observação de sua árvore de Natal. Segundo o município, a medida pode ajudar a aliviar o trânsito na região.

Tiroteio

"O Bolsa Família não substitui as políticas de desenvolvimento regional. O Nordeste, hoje, é um canteiro de obras inacabadas."

DO DEPUTADO BRUNO ARAÚJO (PSDB-PE), sobre os números do IBGE que mostram o crescimento da desigualdade na região Nordeste entre 2011 e 2012.

Contraponto

Time de veteranos

Em evento da Defensoria Pública na quinta-feira, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) repetiu o costume de elogiar funcionários e compará-los a jogadores de futebol. Depois de citar atletas de São Paulo, Corinthians e Palmeiras, o tucano gaguejou ao tentar se lembrar de um representante do Santos, seu clube do coração.

--A Defensoria é um time que só tem craque: Rogério Ceni, Alexandre Pato, Valdívia... nosso ex... o Neymar... Quem é o bom agora do Santos?

Diante do silêncio, emendou:

--Sou da época de Pelé e Pepe. Bons tempos!

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: