sábado, 7 de fevereiro de 2015

No Rio, preços quase 9% mais altos

Lucianne Carneiro - O Globo

Os cariocas já desconfiavam. E os números reforçaram todas as suspeitas. A inflação na Região Metropolitana do Rio de Janeiro subiu 1,71% em janeiro, após uma alta de 1,39% em dezembro - num resultado que faz da alta dos preços a maior entre as 13 regiões pesquisadas pelo IBGE. Em 12 meses, a inflação acumulada no Rio é de 8,90%, também a mais alta do país.

O transporte pesou especialmente no bolso dos cariocas. A pressão maior da inflação no Rio veio do aumento da tarifa dos ônibus urbanos, que subiram 11,67% e respondeu sozinho por quase um terço da inflação de janeiro. Em 3 de janeiro, a tarifa subiu de R$ 3 para R$ 3,40 - uma alta de 13,3%. E a segunda maior influência veio de energia elétrica, que subiu 5,98%, que foi responsável por 12% da taxa.

- A inflação para quem mora no Rio de Janeiro já chega a quase 9%. Sistematicamente, o Rio tem mostrado variações mais altas, a pressão de custo tem sido mais forte. Passamos um ano de Copa do Mundo, estão chegando as Olimpíadas, há a demanda dos turistas. São fatores que estão pressionando os preços na cidade - afirma a coordenadora dos Índices de Preços do IBGE, Eulina Nunes. 

Nenhum comentário: