quarta-feira, 22 de julho de 2015

Dilma tem 70% de avaliação negativa, diz pesquisa

Bernardo Caram, Daiene Cardoso – O Estado de S. Paulo

• Levantamento do instituto MDA mostra que apenas 7,7% dos entrevistados avaliam positivamente o governo

Levantamento da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) em conjunto com a MDA Pesquisa, divulgado ontem, mostrou que a avaliação negativa do governo Dilma Rousseff está em 70,9%, ante 64,8% constatados em março.

A gestão da petista é avaliada da positivamente por só 7,7% dos entrevistados, ante 10,8% da sondagem anterior. É a pior avaliação de um governo desde 1998, quando a CNT começou a fazer a pesquisa. De acordo com o levantamento, 18,5% disseram que o governo Dilma é "ruim" e 52,4% afirmaram que ele é "péssimo". Já 20,5% consideraram que o governo é regular, 6,2% disseram é bom e 1,5% o classificaram como ótimo.

A porcentagem dos entrevistados que não souberam ou não responderam é de 0,9%. Com relação ao desempenho pessoal de Dilma Rousseff, houve crescimento na rejeição à atuação da presidente. A desaprovação atingiu 79,9% e a aprovação está em 15,3%. A avaliação negativa também é a mais alta desde 2001. Em março, o desempenho pessoal da petista era aprovado por 18,9% dos consultados e desaprovado por 77,7%. Foram entrevistadas 2.002 pessoas em 137 municípios de 25 unidades federativas, entre os dias 12, e 16 de julho de 2015. A margem de erro é de 2,2, pontos porcentuais para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança.

Impeachment O levantamento também mostrou que 62,8% dos ouvidos são a favor do impeachment de Dilma. Já 32,1% disseram ser contra o afastamento dela e 5,1%, não souberam responder. Questionados sobre os motivos que justificariam o impedimento, 26,8% consideraram que as chamadas "pedaladas fiscais" seriam a principal razão.

Outros 25% apontaram a corrupção na Petrobrás e 14,2%, os indícios de irregularidades na prestação de contas da campanha presidencial de 2014. Para 44,6%, a combinação de todos os problemas anteriores poderiam justificar a queda de Dilma.

Lava Jato. A CNT/MDA abordou ainda a percepção dos entrevistados sobre a Operação Lava Jato. Pelo levantamento, a maior parte dos entrevistados considerou a presidente Dilma Rousseff e seu antecessor, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como responsáveis pelo esquema de corrupção na Petrobrás. No caso de Dilma, 69% entendem que ela tem responsabilidade; no de Lula, 65%. A pesquisa também avaliou uma possível eleição presidencial. Se a disputa fosse hoje, os tucanos Aécio Neves (MG), Geraldo Alckmin (SP) e José Serra (SP) venceriam o ex-presidente Lula num segundo turno.

Nenhum comentário: