segunda-feira, 30 de julho de 2018

Mais três partidos fecham apoio a Geraldo Alckmin

- Portal do PPS

Os partidos têm a até o próximo domingo (5) para realizar convenção eleitoral nacional
PTB, PSD e SD realizaram convenções neste sábado (28) e decidiram apoiar a pré-candidatura do tucano Geraldo Alckmin à Presidência da República nas eleições de 7 de outubro (veja abaixo).

Os partidos têm a até o próximo domingo (5) para realizar convenção eleitoral nacional e decidir como vão se posicionar na corrida presidencial. O PPS realiza convenção no próximo sábado (4), em Brasília. O prazo para pedir registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) se encerra dia 15 de agosto.

Campanhas
A partir das convenções, os partidos podem adotar medidas práticas para desencadear a campanha eleitoral. Por exemplo, podem assinar contratos para instalação física e virtual dos comitês dos candidatos e dos partidos. Mas o pagamento de despesas só é permitido após a obtenção do CNPJ do candidato e a abertura de conta bancária específica para a movimentação financeira de campanha e emissão de recibos eleitorais.

O CNPJ é solicitado à Secretaria da Receita Federal depois da apresentação das candidaturas à Justiça Eleitoral. Emitido o CNPJ os partidos políticos e os candidatos devem enviar à Justiça Eleitoral, para divulgação na internet, os dados de arrecadação para financiamento da campanha eleitoral, observado o prazo de 72 horas após o recebimento dos recursos.

PTB, PSD e SD decidem apoio a Alckmin
Tucano participa, em Brasília, da convenção nacional do PTB que o chancela como candidato ao Planalto. PSD, em São Paulo, também fica com ele e tira Afif Domingos da disputa. Outro apoio é do SD, que retira Aldo Rebelo

Renato Souza – Correio Braziliense

O cenário político para a disputa presidencial deste ano começa a ganhar definição com a realização das convenções nacionais dos partidos. Em Brasília, o PTB declarou apoio ao ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB. A decisão foi anunciada pelo presidente da legenda, Roberto Jefferson, durante convenção realizada na manhã de ontem. No encontro, estava também a deputada Cristiane Brasil, que lançou críticas ao Judiciário.
Ao discursar ao lado de Alckmin, no evento que ocorreu no Setor Hoteleiro Sul, Roberto Jefferson comparou o tucano a outros estadistas, como Juscelino Kubitschek e Getúlio Vargas. “Alckmin tem história na política. Ele não é um aventureiro. Eu o conheço há 30 anos. É um homem honrado”, afirmou. “É Geraldo Alckmin que o PTB vê como líder capaz de tudo, como Moisés no deserto a nos guiar à Terra Prometida”, afirmou.

Ao agradecer o apoio, Alckmin rebateu críticas lançadas por adversários. “Eu nunca tive cargo público a não ser pelo voto do povo. Política não se obriga, política se conquista”, afirmou. Ele rebateu acusações de que será uma continuidade do governo do presidente Michel Temer. “Quem elegeu o Temer foi o PT”, disse. Alckmin defendeu a reforma da Previdência, trabalhista e tributária, e discursou sobre problemas econômicos, afirmando que é necessário trazer estabilidade ao país.

Cristiane Brasil
A deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), filha de Jefferson, só pôde comparecer ao evento mediante autorização do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF). Investigada na Operação Registro Espúrio, da Polícia Federal, por suposto envolvimento em fraudes do Ministério do Trabalho, Cristiane está proibida de manter contatos com outros integrantes do partido.

Ao discursar, ela disse que o PTB está sofrendo com “ativismo judicial”, por parte de delegados, promotores e juízes, e alegou que, tanto ela quanto os demais integrantes da sigla, acusados de envolvimento em corrupção, são inocentes. “O PTB agora virou criminoso político. Podem bater, podem bater doído na gente, porque, no fim das contas, se nós temos uma Constituição, se fazemos prevalecer as leis deste país, a verdade prevalecerá”, declarou a deputada em discurso durante a convenção.

Durante o evento, Cristiane não pode realizar contato com o pai, por conta de ele também ser um dos investigados na Registro Espúrio. Por determinação do ministro Toffoli, a deputada tampouco pôde se reunir em salas fechadas com outros participantes do evento. E precisará entregar à Justiça comprovante de participação na convenção.

Em São Paulo, a convenção do PSD desistiu de lançar candidatura própria e também embarcou no grupo das legendas que declararam apoio a Geraldo Alckmin. A sigla desistiu do nome de Guilherme Afif Domingos, que trabalhava para se tornar candidato à Presidência.

O Solidariedade, presidido pelo deputado Paulo Pereira da Silva (SP), também decidiu em convenção em São Paulo apoiar Alckmin. Com isso, a legenda desistiu da candidatura de Aldo Rebelo ao Planalto.

Ciência em debate
Candidatos e pré-candidatos à Presidência vão ficar frente a frente com cientistas das principais universidades brasileiras. Integrantes de uma rede de pesquisadores e divulgadores de ciência vão sabatinar os concorrentes ao cargo mais importante do país hoje, em São Paulo. O evento terá transmissão pelo canal da Science Vlogs Brasil no YouTube. O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes e o do PSC, Paulo Rabello, confirmaram presença. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad será enviado pelo PT para representar o partido.

Nenhum comentário: