sábado, 11 de agosto de 2012

A casa da mãe joana - Fernando Rodrigues

Quando Fernando Henrique Cardoso tomou posse no Planalto, em janeiro de 1995, o governo federal não tinha como apertar um botão e saber quantos funcionários públicos havia.

Com muito custo, a equipe do então ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira (Administração Federal) começou a compilar dados. Surgiu em formato impresso e com regularidade mensal o Boletim Estatístico de Pessoal. Hoje na internet, esse trabalho informa on-line quantos são os servidores públicos federais no Poder Executivo -segundo o dado mais recente, há 643.404 civis trabalhando para Dilma Rousseff, além de 356.863 militares.

E quantos desses funcionários estão em greve? Ninguém é capaz de responder a essa pergunta de maneira precisa. É alarmante a falta de controle na gestão de recursos humanos no governo federal.

Os grevistas costumam afirmar que entre 300 mil a 350 mil funcionários estão de braços cruzados. Parece ser exagero, mas o governo não tem como contestar. Apesar de estar há quase dez anos no Planalto, o PT foi incapaz de implantar um sistema informatizado para ter ao final de cada dia uma lista de quem foi e de quem não foi trabalhar.

Seria como se uma grande montadora de automóveis ou uma rede varejista enfrentasse uma greve e o gerente do empreendimento não soubesse exatamente quem havia aderido ao movimento. Uma balbúrdia gerencial se instalaria.

No caso das universidades públicas o cenário é caótico. Trabalham nessas instituições 162.256 funcionários. Como os reitores são eleitos, têm autonomia administrativa a ponto de não dizerem para Brasília quantos servidores participam da atual greve que já dura três meses.

A onda greves atual, por óbvio, um dia acaba. Mas é desolador saber que continuará inalterada falta de gerenciamento que provoca esse clima de casa da mãe joana.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: