domingo, 17 de fevereiro de 2013

Cair na rede - Janio de Freitas

Movimento de Marina pode sistematizar a repulsa intuitiva do eleitor a tudo que leva o nome de partido

Dê no que der como resultado eleitoral, o movimento que Marina Silva começa para constituir um partido seu na disputa pela Presidência tende a cumprir um papel político e social de muita utilidade. A ideia de denominá-lo Rede já é sugestiva, nem tanto por sugerir internet, mas pela identificação com a repulsa tão difundida a tudo que leve o nome de partido.

Difuso e confuso, o movimento até já existe na população. Existe como opinião intuitiva e generalizada a respeito do desregramento vigente no Congresso, das chantagens partidárias por cargos, da dinheirama nas eleições, da corrupção generalizada, e de tanto mais. Existe, em suma, muito mais emocional do que racional, como um sentimento de traição dos políticos, assim vistos quase sem o reconhecimento das exceções.

Os princípios preliminares do regimento da Rede são satisfações dadas à opinião pública desencantada. Representam os desejos de restrição a determinados doadores de campanhas políticas, limitação do número de mandatos de um parlamentar, fidelidade dos seus políticos às posições básicas do programa partidário, renúncia ao mandato parlamentar caso aceite cargo em governo, e por aí vai.

Marina Silva tem audiência no país todo. Apesar da base partidária mínima, sua candidatura à Presidência em 2010 foi encorpada por cerca de um quinto dos votos totais. Com a já iniciada organização de ideias e propostas, a pregação da Rede para constituir-se e, se obtido o registro, para a campanha eleitoral, pode transmitir ao eleitorado alguma dose de sistematização, digamos, de racionalidade ao que até agora não passa de uma força emocional caótica e sem proveito.

O PT cumpriu essa função em vários segmentos sociais, mas deixou de cumpri-las. O PSDB nasceu com o projeto de tal função, mas se descaracterizou depressa. Não falta quem possa cair na Rede.

Um homem de bem

Todos os que desejaram a vitória da oposição em 1985, resultante na eleição de Tancredo Neves, têm uma dívida de gratidão com Fernando Lyra. Foi o grande artífice político, desde os primeiros passos, daquela consagração do sonho de democracia sobre a vocação de ditadura.

Morto na quinta-feira, ao fim de longas e sucessivas doenças, Fernando Lyra só pôde cumprir seu enorme papel histórico em razão de duas características pessoais: a acuidade incomparável para a interpretação política, exposta sempre com brilho fascinante, e a integridade moral.

Deputado de repetidas legislaturas, ministro da Justiça no governo composto por Tancredo e encampado por José Sarney, Fernando Lyra afastou-se do centro da política no final dos anos 90. Muito por desencanto.

Latina

A frase "Antes que o ano [2012] findasse, Bento 16 e a Cúria Romana restabeleceram o uso do latim", no artigo de quinta passada, gerou algumas estranhezas, a propósito de missa em latim desde 2007. Bem, não só de missas se fazem o catolicismo e o latim. A liberação de missa nessa obscuridade idiomática, já praticada pela oposição que o cardeal francês Lefèvre liderou contra o Concílio Vaticano 2 e o papa João 23, foi complementada pela criação, no final do ano passado, da Academia Pontifícia para o Uso do Latim. Como "idioma da Igreja Católica Apostólica Romana".

Daí, por exemplo, e exemplo definitivo, que Bento 16 comunicasse em latim a sua renúncia. Para aturdimento de muitos doutores da Igreja, que devem voltar aos bancos escolares para aprender seu idioma exclusivo.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: