terça-feira, 5 de março de 2013

Campos ataca governo pela gestão dos portos

Paulinho da Força defende candidatura do governador à Presidência em 2014

Gabriela López

RECIFE - O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, aproveitou encontro com o deputado federal e presidente da Força Sindical, Paulo Pereira dos Santos (PDT-SP), o Paulinho, para defender a autonomia do Porto de Suape e criticar o governo federal.

- Eles (o governo federal), que dizem que é mais rápido (fazer as licitações de Brasília), geram há muitos anos dezenas e dezenas de portos que são infinitamente mais ineficientes do que Suape. Como é que o porto público mais eficiente do Brasil poderá tomar lição com quem há décadas gere portos mais ineficientes? Entre a palavra e o fato, eu fico com o fato - afirmou o governador.

Campos é um dos maiores críticos da Medida Provisória 595, conhecida como MP dos Portos, que prevê mudanças nas regras de operação dos terminais brasileiros.

Cotado para disputar a Presidência em 2014, o governador já havia criticado a falta de diálogo do governo para enviar a matéria ao Congresso. De acordo com ele, as pessoas só tomaram conhecimento do conteúdo da pauta quando ela foi publicada.

- É uma questão de defesa de uma prerrogativa constitucional, de um país que é uma federação. Os estados têm o direito de fazer seus contratos - defendeu.

Campos e Paulinho firmaram uma aliança contra a MP. O pedetista brigará pela autonomia dos estados para realizar licitações, como quer o governador, e o socialista acionará a bancada federal pernambucana para assegurar os direitos dos trabalhadores, como a manutenção da contratação por meio do Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo).

O encontro com Paulinho também serviu para estreitar a relação do socialista com as entidades sindicais. Perguntado se a posição contrária à MP dos Portos e a aproximação com a Força Sindical o ajudariam a angariar apoios para um possível voo nacional, Campos respondeu que, desde 2006, quando foi candidato ao primeiro mandato de governador, tem o apoio de sindicatos. - Nossa relação com os trabalhadores dos portos do Brasil vem de muito antes - rebateu.

A convite de Paulinho, Campos vai palestrar em um evento promovido pela Força Sindical no dia 25 deste mês, em São Paulo.

- Ele vai falar dos problemas do Brasil e como podem ser resolvidos - disse o deputado.

Paulinho defendeu a candidatura do socialista à Presidência em 2014.

- Eu acho importante (a candidatura de Eduardo). A gente precisa ter candidato. Ele mostrou seu trabalho, é governador pela segunda vez, elegeu prefeito, tem prestígio no Nordeste todo, enfim, é importante que ele se coloque como candidato - avaliou.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: