domingo, 29 de dezembro de 2013

Política - Cláudio Humberto

ANTT no alvo do TCU e MP
Prejudicadas no leilão das linhas de ônibus do transporte rodoviário de passageiros, empresas menores e de fretamento decidiram representar no Ministério Público Federal (MPF) e Tribunal de Contas da União (TCU) contra a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). O grupo conseguiu suspender a licitação na Justiça Federal após denunciar que alterações feitas de última hora no edital favoreceram as grandes empresas. A ANTT mudou o edital em dezembro, limitando a licitação a empresas que fizeram transporte regular com ônibus nos últimos anos. Com a medida, foram excluídas do processo todas as empresas de fretamento e as que fazem transporte regular com veículos urbanos. Como as antigas permissões venceram em agosto de 2008, a ANTT concedeu autorizações especiais a quem quis, nos últimos 5 anos. ANTT disse que foi intimada e está tomando providências para revogar decisão da Justiça, mas que não há previsão de reformulação do edital.

Livro já disponível na internet
Para enfrentar o esquema que tenta impedir a circulação do seu livro-bomba, pressionando livrarias ou comprando estoque dos exemplares, o delegado Romeu Tuma Jr. (foto) disponibilizou a obra na livraria virtual Amazon.com. "Assassinato de reputações" (Ed. Topbooks, Rio, 557 pp, R$ 69) revela que na ditadura o então sindicalista Lula foi informante do Dops, polícia política chefiada por seu pai, o lendário Romeu Tuma.

Os dossiês
Com autoridade de ex-secretário nacional de Justiça, Tuma Jr. também revelou a fábrica de dossiês no governo Lula para destruir adversários.

Estado policial
Alem dos dossiês, o governo Lula usou o aparelho de Estado até para montar operações policiais para destruir os críticos, acusa Tuma Jr.

Blindagem
Tuma Jr. conta que descobriu a conta do mensalão nas Ilhas Cayman, mas o governo Lula e a Polícia Federal não quiseram investigar.

Imperdoável
Cesar Borges (Transportes) e Moreira Franco (Aviação Civil), que conseguiram destravar os leilões para concessão de estradas e aeroportos, entraram na mira de Gleisi Hoffman (Casa Civil), que fracassou na missão. Falar mal deles é o esporte favorito da ministra.

Triste repeteco
Em 2009, o governo federal anunciou com toda a pompa um convênio de R$ 21 milhões com a prefeitura de Vila Velha (ES) para realizar obras de aduação no Canal do Congo. Nunca ocorreram. É o canal que transbordou na semana passada e deixou o município alagado.

Para lembrar
Há exatos 25 anos o intelectual e dramaturgo Vaclav Ravel chegava à Presidência da Checoslováquia. Ele foi o líder da chamada "Revolução de Veludo", que elegeu o primeiro governo democrático desde 1948, após 40 anos de regime comunista. Vaclav Ravel faleceu em 2011.

Bancada intacta
O PSDB só vê vantagens na candidatura de Cássio Cunha Lima ao governo da Paraíba. Além de favorito, caso saia vitorioso assumiria sua vaga no Senado outro tucano, José Sobrinho, o Deca do Atacadão.

Frase
"Gosto de separar as coisas"
Gleisi Hoffmann (Casa Civil), sobre o cargo de ministra e seu próximo trabalho: ser candidata

Nova onda
Inspirado na filiação da ministra Eliana Calmon ao PSB, o presidente do Solidariedade no Maranhão, Simplício Araújo, convidou o juiz Márlon Reis, criador da Lei da Ficha Limpa, para disputar ao Senado pela sigla em 2014.

Cadê a renovação
No Acre com a família, o senador boliviano Roger Molina aproveita os últimos dois meses garantidos no Brasil: o refúgio provisório conquistado em agosto passado vence em 24 de fevereiro, pertinho do Carnaval.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: