sábado, 31 de maio de 2014

Dilma cancela visita ao Recife para evitar constrangimentos

• O estopim extraoficial é o risco de que a vistoria técnica da Via Mangue fosse marcada por vaias e outras manifestações negativas

Marcela Balbino e Mariana Araújo – Jornal do Commercio (PE)

Para evitar constrangimentos na visita da presidente Dilma Rousseff (PT) ao Recife, que aconteceria na próxima terça-feira (3), a assessoria do Planalto optou por cancelar a viagem da petista a capital pernambucana e a cidade de Caruaru, no Agreste. O estopim extraoficial é o risco de que a vistoria técnica da Via Mangue fosse marcada por vaias e outras manifestações negativas.

Está mantida, no entanto, a agenda em Pernambuco no próximo dia 13, para participação na formatura de alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) - uma das futuras bandeiras no palanque da reeleição. Também é aguardada a vinda do ex-presidente Lula.

A agenda terá contornos ainda mais políticos. Os dois irão reforçar o palanque de Armando Monteiro (PTB), que concorre ao governo estadual, e João Paulo (PT), que disputará o Senado.

A presidente estadual do PT, Teresa Leitão, confirmou que recebeu uma ligação da equipe de Brasília anunciando o cancelamento. Os detalhes, entretanto, não foram ditos. Nos bastidores, era de que os socialistas estavam organizando a claque às avessas para “recepcionar” a petista.

Para a segunda visita de Dilma, em 13 de junho, já foram iniciados os contatos com a Executiva estadual do PT e com a equipe de Armando Monteiro. Os dois partidos aguardam a confirmação do horário da agenda para definir o formato do evento. Sabe-se apenas que será em um local fechado, com convidados, já que a legislação eleitoral só permite eventos públicos a partir de julho, quando começa o período oficial da campanha. Na próxima semana, um representante do PT nacional desembarca no Recife para começar a organizar a agenda. A ideia é fazer um grande ato, com a presença de lideranças.

Nenhum comentário: