quinta-feira, 19 de junho de 2014

No Recife, Aécio anuncia o projeto Novo Nordeste

- Agência Estado

RECIFE (PE) – O candidato à Presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, recebe título de cidadão recifense, nesta quarta-feira (18/06), no Recife (PE), onde cumpre agenda durante o dia. À noite, Aécio Neves participa de encontro com lideranças em Jaboatão dos Guararapes. Ao chegar no Recife nesta quarta-feira, Aécio concedeu entrevista coletiva. O tucano avisou que o PSDB prepara o projeto Novo Nordeste que se destina ao desenvolvimento da região. “Será um choque de infraestrutura na região, um conjunto intercalado de ações, principalmente de infraestrutura, mas também de enorme impacto social”, diz ele.

Sobre a viagem a Pernambuco.
Alguém que tenha a responsabilidade de disputar a Presidência da República tem que ter uma palavra muito clara para o Nordeste, e em especial para Pernambuco. Esta é a primeira viagem que eu faço como candidato oficializado pelo meu partido. E Pernambuco, por toda sua relevância, pelo seu papel histórico no desenvolvimento do país, e hoje tem um papel extremamente relevante no desenvolvimento também do país, mas em especial do Nordeste, merece um capítulo especial nas nossas discussões.

Venho aqui reencontrar os nossos companheiros. Essa, certamente, é apenas uma de muitas visitas que farei ao estado na construção de um projeto de Brasil, um projeto que seja generoso e inclusivo. Nós, mineiros, temos uma noção clara de que você apenas diminui as diferenças entre regiões e entre pessoas tratando de forma diferente aqueles que são diferentes.

Quando concluí meu governo em Minas, depois de oito anos de mandato, havíamos investido três vezes mais per capita nas regiões de menor IDH em relação às regiões mais pobres do estado. Digo isso não apenas em relação a Pernambuco, mas é preciso que apresentemos uma proposta muito clara que está sendo elaborada para o Nordeste brasileiro.

Quero anunciar inclusive de antemão que pretendo estar aqui novamente em Pernambuco e em alguns outros estados do Nordeste ao longo do mês de julho, e no final do mês de julho vamos apresentar ao Brasil um projeto que será chamado de “O Novo Nordeste”, que passa por um choque de infraestrutura na região, um conjunto intercalado de ações, principalmente de infraestrutura, mas também de enorme impacto social.

Fizemos em Minas um programa que chamamos de “Travessia”, aquele que buscava em um só momento compatibilizar e coordenar um conjunto de ações com o objetivo de ampliação e de melhoria do IDH. E com metas. Com metas que, ao longo do tempo, não vou aqui entrar em detalhes porque eu pretendo anunciar isso no momento certo, mas vamos estabelecer no tempo um prazo para que os indicadores de desenvolvimento humano dessa região, do conjunto da região Nordeste brasileira, possam se equiparar ao de outras regiões mais ricas do país.

Sobre reintegração de posse promovida pela Polícia Militar ontem (17/06) no Recife.
Acompanhei pela imprensa, mas, obviamente, não cabe a mim entrar em detalhes e nem julgar a ação da PM. Vou fazer uma visita protocolar ao governador como faço em vários estados em que visito. Essa é uma questão que, obviamente, com entendimento, com conversas e com diálogo será resolvido pelas autoridades locais.

Nenhum comentário: