sábado, 19 de julho de 2014

Rejeição a Dilma cresce em quatro das cinco regiões do país

• No Sudeste, que reúne 60 milhões de eleitores, presidente tem pior índice

Renato Onofre – O Globo

-SÃO PAULO- A rejeição dos eleitores à presidente Dilma Rousseff (PT) aumentou em quatro das cinco regiões do país, de acordo com a pesquisa Datafolha divulgada anteontem. O pior desempenho da candidata petista continua sendo no Sudeste, onde 43% dos eleitores declaram que não votariam nela de jeito nenhum no primeiro turno da eleição presidencial de outubro. É também nessa região, que concentra a maioria do eleitorado brasileiro, com cerca de 60 milhões de pessoas aptas a votar, que Dilma tem seu pior índice de intenção de voto, de 28%.

No Nordeste, reduto de votos do PT desde a primeira eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o desempenho da presidente também piorou.

A rejeição a Dilma cresceu de 19%, nos dias 1 e 2 de julho, para 23% entre os eleitores consultados pelo Datafolha nos dias 15 e 16 deste mês. O número de eleitores que declararam voto à candidata do PT caiu de 55% para 49% no mesmo período.

Segundo o cientista político Sandro Corrêa, ainda é cedo para avaliar o cenário:

— Não era esperado ver o PT perder votos no Nordeste e ganhar novos no Sul. Há algumas hipóteses que devem ser analisadas nas próximas pesquisas como o crescimento do Eduardo Campos (PSB) na região onde tem seu reduto político. A oscilação foi grande, mas só deve assustar se Campos conseguir reverter
seu nível de conhecimento na região em voto — explicou.

Nos nove estados nordestinos, Campos cresceu apenas um ponto percentual, chegando a 12% das intenções de voto, contra 10% do candidato do PSDB, Aécio Neves. A rejeição do pernambucano também subiu um ponto, de 19% para 20%. Já o percentual de leitores que declaram não votar em Aécio caiu de 25% para 24%.

Se a rejeição a Dilma no Sudeste continua alto, a do senador tucano também cresceu, de 14% para 16%. Entre os três primeiros, o único que melhorou seu índice de rejeição foi Campos, que passou de 10% para 9%.

O voto das mulheres
O recuo de Dilma na pesquisa pode ser explicado, em parte, pela queda no desempenho da petistas em dois segmentos onde o PT conseguiu bons desempenhos nas urnas nas últimas três eleições: entre os eleitores com renda até dois salários mínimos e entre aqueles que declaram ter apenas o ensino fundamental.

Segundo a pesquisa Datafolha, a intenção de voto da presidente também caiu entre o eleitorado feminino, recuando quatro pontos percentuais, de 38% para 34%.

Entre os eleitores com renda até dois salários mínimos, Dilma caiu dos 45% de intenção de voto para 42%, e Aécio subiu um ponto, chegando a 14% das intenções de voto. Campos também caiu de 9% para 7%.

Nenhum comentário: