segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Ricardo Noblat - A diretoria que fura poço...

- O Globo

"Quem olhar (...) a Petrobras nos últimos dez anos e projetar para o futuro conclui que fizemos um grande ciclo ".
Dilma

Nada de mais exato foi dito até aqui para definir a pretensão dos partidos políticos na hora de lotearem o governo em nome da governabilidade. "Aquela diretoria que fura poço" é uma expressão cunhada por Severino Cavalcanti (PP-PE), ex-presidente da Câmara dos Deputados, que renunciou ao mandato para escapar de ser cassado. Havia recebido um "mensalinho" de concessionário de restaurantes da Câmara.

SEVERINO não queria um cargo qualquer para alguém do seu partido — de preferência, um nome escolhido por ele. Queria algo equivalente a uma diretoria da Petrobras responsável por "furar poço". Um emprego desses mexe com muito dinheiro. E, por mexer, permitiria a transferência de uma fatia dele para financiar campanhas eleitorais e enriquecer os mais destacados membros do PP.

POR QUE O espanto? Guarde seu espanto para o que lhe passo a contar. Você já deve ter ouvido falar do ex-deputado Valdemar Costa Neto, ex-presidente do Partido da República (PR). Sim, é aquele mesmo do processo do mensalão, condenado a sete anos e 10 meses de prisão em regime semiaberto por corrupção, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Ficou preso 11 meses.

CUMPRE o resto da pena em casa, em Brasília. Pode ser encontrado com frequência na sede do PR, uma sala alugada no Bloco D, Torre A do edifício Liberty Mall. O presidente de direito do PR é Alfredo Nascimento, ex-ministro dos Transportes, demitido por Dilma em 2011 sob suspeita de corrupção. O presidente de fato é Valdemar . Nada se faz dentro do PR sem a aprovação dele.

O PR É UM PARTIDO de porte médio. Saiu da eleição deste ano com 34 deputados federais — tinha 32. E com quatro senadores, o mesmo número que tinha. Seu apoio na eleição para presidente da República foi intensamente disputado por Dilma e Aécio Neves. Tudo porque dispunha de um minuto e poucos segundos de propaganda eleitoral. Mercadoria que valia ouro. Dilma venceu a disputa.

PARA TAL, foi obrigada por Valdemar a chafurdar na lama. De dentro da penitenciária da Papuda, onde ainda estava preso, ele cobrou de Dilma a cabeça de César Borges, ministro dos Transportes. César é do PR, mas, uma vez ministro, passou a ignorar Valdemar. Só fazia o que Dilma mandava. Foi submetido à humilhação de ser transferido para uma função menos importante.

AINDA NÃO SATISFEITO, Valdemar cobrou também a cabeça do general Jorge Ernesto Fraxe, diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), subordinado ao ministro dos Transportes. Trata-se de um dos cargos mais cobiçados na República. Lida com muito dinheiro. Até 2016, somente na recuperação de estradas federais, gastará R$ 16 bilhões. Imagine!

VALDEMAR levou a cabeça do general. Pelo acordo firmado com Dilma, uma vez que ela se reelegesse, o PR indicaria o novo ministro dos Transportes e o diretor-geral do Dnit. Valdemar espera que ela cumpra a palavra. Não é tão simples para ele manter unido o PR a serviço do governo. De resto, sai caro. Deputados e senadores pedem ajuda o tempo todo. Alguns, mensalmente.

AH, SE A polícia escutasse os acertos que rolam para a montagem do futuro governo. Reproduzem-se as condições necessárias para que ele funcione como uma incubadora de escândalos. Meritocracia? Salvo raras exceções, esqueça. Prevalecerá o tome lá (cargos e grana fácil), me dê cá (votos no Congresso). Era uma vez o mensalão. O petrolão ainda está no forno. A seguir ... Aguardem. Só um pouco

Nenhum comentário: