quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Roberto Freire - Roubaram a Petrobras e nosso orgulho!

- Portal do PPS

A marca fundamental dos governos do PT, desde a administração do presidente Lula até o final do primeiro mandato de sua sucessora, Dilma Rousseff, tem sido uma política sistemática e intermitente de aparelhamento da estrutura do Estado, em função de seu projeto de poder. Assim, ministérios, agências reguladoras, bancos oficiais, estatais e empresas públicas estavam, todos, subordinados a essa lógica de aparelhamento por parte do PT e partidos aliados.

E dentre esses, nenhuma foi mais vilipendiada que a Petrobras. A maior empresa nacional, orgulho do povo brasileiro, foi transformada em um manancial de corrupção e desvio de dinheiro público e, em menos de doze anos de governos do PT, esta que era a décima segunda empresa petrolífera do planeta amarga hoje a condição de quase irrelevância. Está ameaçada, inclusive, de ter suas ações retiradas na Bolsa de Nova York e de perder a categoria de "grau de investimento", que a possibilita receber recursos a juros baixos, e passar à categoria de "grau de especulação", passando a arcar com juros mais caros e incertos.

Essa “proeza” deve-se exclusivamente ao PT e a sua política míope e voluntarista que transformou a companhia em epicentro do maior caso de corrupção do mundo, causando-lhe, por baixo, prejuízo de mais de R$ 88 bilhões de reais!

Descoberto o esquema criminoso que operava no interior da Petrobras - com a articulação de governo e empresas -, necessárias e profundas mudanças devem ocorrer para que a empresa se recupere e ganhe a confiança de investidores nacionais e internacionais. A Petrobras necessita não apenas de uma diretoria capaz e profissional, mas de uma nova orientação de sua governança empresarial que a livre do assalto sistemático de que foi vítima.

Ironicamente, neste exato momento, o PT, de forma cínica, vem a público fazer proselitismo, querendo aparecer como defensor do interesse público, quando, na verdade, foram os governos petistas os principais responsáveis e beneficiários do desmantelamento da Petrobras.

Roubaram a Petrobras e nosso orgulho!

---------------------

Roberto Freire, deputado federal e presidente nacional do PPS

Nenhum comentário: