segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Impopular, Dilma não fará pronunciamento

• Presidente estará ao lado de Temer e outros dez ministros no desfile

Eliane Oliveira - O Globo

- BRASÍLIA- A presidente Dilma Rousseff acompanhará o desfile de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, mesmo correndo o risco de ser vaiada. Junto com ela estarão o vicepresidente Michel Temer e outros dez ministros de Estado. O governo quer usar a imagem do peemedebista a da petista juntos no evento para passar a mensagem de que as arestas entre os dois começam a ser aparadas.

Apesar de estar disposta a enfrentar o público em geral e os movimentos populares favoráveis ao seu impeachment, Dilma decidiu não se expor fazendo um pronunciamento à nação por meio de emissoras de rádio e televisão. Convencida de que há possibilidade de sua voz ser abafada por panelaços em várias localidades do país, a presidente resolveu gravar um pronunciamento a ser veiculado logo cedo nas redes sociais da internet, como o Facebook, e no site oficial do Palácio do Planalto ( planalto. gov. br).

Dilma também optou por usar a internet no Dia do Trabalho, em 1 º de maio deste ano. Ela quebrou uma tradição histórica pois, pela primeira vez, um presidente da República não falou à população brasileira por meio do rádio e da televisão nessa data. Na época, o ministro da Secretaria de Comunicação ( Secom), Edinho Silva, negou que a decisão se devia ao temor de um panelaço.

No ano passado, no auge da campanha pela reeleição, Dilma deu uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto após o desfile do Dia da Independência. Naquele dia, a presidente já estava às voltas com as delações relacionadas ao escândalo de corrupção na Petrobras apurado pela Operação Lava Jato, e respondeu que nenhuma denúncia gerava suspeita sobre o governo.

Nenhum comentário: