terça-feira, 6 de outubro de 2015

“Não aceitaremos intolerância institucional que se estabeleceu no Brasil”, diz deputado

RECIFE (PE) – Em entrevista à Rádio Folha de Pernambuco, nesta segunda-feira (5/10), o deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE) comentou a decisão do governo Dilma de pedir mudança de relatoria no julgamento das contas da presidente, que incluem as chamadas ‘pedaladas fiscais’, pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

A medida revela a dificuldade do governo da petista de conviver com o contraditório e órgãos de fiscalização, na avaliação do parlamentar. Betinho entende, ainda, tratar-se de uma atitude “desesperada e arrogante”.

“É grave, merece repúdio e, sobretudo, uma posição das forças políticas para demonstrar que nós não vamos aceitar conviver com essa intolerância institucional que se estabeleceu no Brasil”, disse.

Embora considere que a tramitação de um pedido de impeachment na Câmara dos Deputados seja um movimento que não está atrelado ao resultado do julgamento das contas da presidentes Dilma, previsto para esta quarta-feira (7), Betinho Gomes acredita que uma possível rejeição das contas fortalecerá os argumentos pró-impeachment.

“Há uma pressão social que virá. Não tenho dúvida de que vamos enfrentar momentos de muitas tensão. O ideal seria que pudéssemos enfrentá-los em condições menos traumáticas para que o Brasil pudesse sair logo desse ambiente. Mas infelizmente a presidente não demonstra ter capacidade para buscar consensos. Ao contrário, faz o tempo todo movimentos que geram mais tensão, mais confrontação, e que ressaltam sua incapacidade de mostrar caminhos”, considerou.

A tentativa do governo de interferir em outras instâncias não ocorre apenas no TCU. Segundo Betinho Gomes, a CPI do BNDES vem trabalhando com muita dificuldades por conta da interferência do Planalto. Em função do rearranjo feito nos ministérios para contemplar o PMDB e levá-lo a se comprometer com seus projetos, o governo tem acumulado forças na CPI para travar algumas votações.

Na semana passada alguns requerimentos de convocação, como o que tentava trazer o ex-presidente Lula à CPI, não passaram por força do governo que tem dificultado a investigação por parte da comissão.

“Eles estão blindando tudo. As informações que chegam via banco são sempre pela metade e nós estamos tendo muita dificuldade de realizar um trabalho mais incisivo. Infelizmente o governo, por ter maioria, tenta de todo jeito impedir que se investigue. A gente tem feito um grande esforço para furar esse bloqueio e tentar ouvir as autoridades responsáveis por determinadas decisões que levaram o BNDES a um prejuízo de 38 bilhões de reais”, afirmou.

Nenhum comentário: