domingo, 1 de novembro de 2020

Hélio Schwartsman - A tirania do mérito

- Folha de S. Paulo

Sandel é bom filósofo o suficiente para saber que os filósofos não têm todas as respostas

É muito bom o mais recente livro de Michael Sandel, "A Tirania do Mérito". O autor parte da constatação de que a tal de meritocracia não só é uma ficção como é uma que está causando enormes prejuízos para a democracia e para o bem comum.

Concordo inteiramente com a primeira parte da assertiva. Como já escrevi aqui algumas vezes, é preciso ter perdido a razão para acreditar que possuir inteligência, beleza ou qualquer outro talento é indicativo de alguma virtude pessoal. Tudo isso e também a disposição para dar duro e "subir na vida" é fruto da sorte, que começa com a loteria genética e continua com a roda das oportunidades.

Até dá para defender a meritocracia como instrumento para obter eficiência, mas certamente não para fazer justiça.

No que diz respeito à segunda parte, Sandel diz que o discurso meritocrático faz com que os vencedores no sistema fiquem extremamente arrogantes, e os perdedores, totalmente ressentidos. Numa meritocracia, se você fracassa, a culpa é inapelavelmente sua. O filósofo sustenta que é esse ressentimento que explica fenômenos como o brexit, Trump e demais sintomas do novo populismo.

É uma tese bastante verossímil, que estou pronto a comprar, mas senti falta de alguma evidência empírica de que é de fato isso, e não outros processos, que lançou o mundo no atual pesadelo político que vivemos. É, a meu ver, o ponto fraco do livro. Falta um pouco de sociologia.

Sandel é bom filósofo o suficiente para saber que os filósofos não têm todas as respostas. Ainda assim, arrisca sugerir medidas que poderiam mitigar o clima divisivo e polarizador em que a meritocracia nos jogou. Uma das mais interessantes (e provocativas) é mudar o sistema de seleção das universidades de elite nos EUA. Assegurado um nível acadêmico mínimo, as vagas seriam distribuídas por sorteio. Serviria pelo menos para lembrar as pessoas de que talento é sorte e não mérito.

Nenhum comentário: