segunda-feira, 2 de maio de 2022

Ruy Castro: Em dias mais felizes

Folha de S. Paulo

Bom saber que o Brasil é craque em aviõezinhos de papel

Há duas semanas, o Museu do Amanhã, aqui no Rio, abrigou a decisão da etapa brasileira do Campeonato Mundial de Aviãozinho de Papel. Não ria. Os vencedores foram Pedro Capriotti e Isaac Queiroz, paranaenses. Pedro foi o campeão na modalidade tempo no ar, com 7s61, e Isaac, na de distância percorrida, com 40,3 metros. Eles derrotaram 600 concorrentes em eliminatórias disputadas durante meses pelo país. Os dois partem agora para representar o Brasil na grande final em Salzburgo, Áustria, contra 60 países.

Se você acha o assunto irrelevante, experimente fazer um aviãozinho de papel —sabe fazer um, não?— e atirá-lo. Aposto que ele subirá meio metro, se tanto, e descerá vergonhosamente de bico contra o chão. Na mão dos campeões, no entanto, a aeronave já parte sabendo a distância a atingir e o tempo a se manter em voo. E, se o vento e a pressão atmosférica forem favoráveis, eles se arriscam até a piruetas. É um esporte, e proponho a sua inclusão nos próximos Jogos Olímpicos.

Mas, de fato, pode-se perguntar que importância tem isso, diante do desmonte do Brasil promovido por Jair Bolsonaro com a complacência de parte do Congresso, do Poder Judiciário e das Forças Armadas.

Com as instituições, a economia e o espírito nacional em ruínas, como ter cabeça para um brinquedo tão infantil?

Dúvida parecida se pôs em 1965, quando um grupo de foliões cariocas criou a Banda de Ipanema e foi cobrado por setores da esquerda. A Banda seria um desaforo diante da ditadura que então começava. E olhe que todos os seus membros eram de esquerda. Só que da esquerda festiva, como eles se definiam. A ideia era: se já sofremos a opressão da ditadura, ainda temos de nos oprimir a nós mesmos?

Os aviõezinhos de papel não derrubarão nem sustentarão Bolsonaro. Mas é bom saber que, em dias mais felizes, eles serão uma brincadeira a que poderemos nos dedicar sem culpa.

 

Nenhum comentário: