quinta-feira, 17 de julho de 2025

Sabia que Trump é careca? – Ruy Castro

Folha de S. Paulo

Os cabeleireiros se esforçam ao penteá-lo, mas tudo em sua cabeça é fake, dentro ou fora dela

Em seu primeiro mandato como presidente dos EUA (2017-2021), Donald Trump disse publicamente 30.573 mentiras —cerca de 21 por dia—, segundo o severo mentirômetro do jornal Washington Post. Em seu discurso de posse no segundo mandato, há meses, Trump manteve a média dizendo 20 mentiras. É uma tática de governo, criada por seu conselheiro Steve Bannon: "inundar a área de merda", para confundir o público e desviar a atenção enquanto ele toma as medidas que de fato lhe interessam. Consiste em mentir, dizer absurdos, fazer ameaças, cumpri-las ou voltar atrás.

tarifaço contra o Brasil, apoiado pela família Bolsonaro, é uma dessas manobras. A começar pela mentira de que o país tem superávit comercial com os EUA quando, como ele sabe, compramos deles mais do que vendemos. Se Trump vai recuar ou não, nem ele sabe nem se importa. Até lá, o comércio entre as duas economias fica paralisado, afetando, claro, muito mais o país que Bolsonaro proclama "acima de tudo".

O único ato diário que Trump leva a sério é com seu cabelo. Ou com o que resta dele. Não, seu topete prematuramente laranja não é uma peruca, mas também não é real. Há alguns anos, ao ver a calvície tomando-lhe o alto da cabeça, Trump submeteu-se a uma cirurgia em que a área despelada do couro cabeludo é removida, ao passo que o couro ainda folhudo dos dois lados é esticado e costurado no lugar para cobrir a falha. Mas, para os especialistas, só funciona se a calva for pequena, e Trump é vastamente careca.

Outro problema foi que os chumaços laterais enlouqueceram e passaram a crescer em toda direção. Isso obriga Trump a uma longa função matinal com seus cabeleireiros para que eles consigam penteá-lo e cobrir a calva com o que restou. E, como ele continua a perder cabelo, precisa de mais fios laterais e cada vez mais longos para povoar o topo desfalcado.

Não há nenhum desdouro em ficar careca. Também fiquei e não dou a mínima. Mas, com Trump, é a prova de que tudo em sua cabeça é fake, dentro ou fora dela.

 

Nenhum comentário: