quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Panorama Político -Ilimar Franco

O tamanho da fera
Os articuladores do governo Dilma já não temem mais o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ). "Ele não é isso tudo", disse um ministro. Avaliam que o tamanho de Cunha corresponde à votação a favor do projeto que obrigava o governo a compensar as desonerações que tirassem verbas de estados e municípios. Para aprová-lo, Cunha precisava de 257 votos, mas só obteve 220.

Escolas nos presídios
Durante a posse do ministro Luiz Alberto Figueiredo (Itamaraty), ontem no Planalto, o ministro Aloizio Mercadante (Educação) propôs ao presidente do STF, Joaquim Barbosa, uma parceria entre os poderes Executivo e Judiciário. Mercadante sugeriu a ampliação do Pronatec, programa de ensino técnico dos governos petistas, para permitir a instalação de salas de aula nos presídios do país, viabilizando a formação profissional dos detentos. A ideia é prepará-los para a vida depois que saírem da prisão. O ministro Joaquim Barbosa ouviu, não disse o que achava da iniciativa e encerrou a conversa dizendo: "Vamos examinar".

"O senador Roger Pinto é um amigo que eu tenho. Nós nos conhecemos há muito tempo. O nosso governo, no Acre, deu proteção à sua família, escoltou-a até Rio Branco."
Jorge Viana
Senador (PT) e ex-governador do Acre

O que faz a Abin?
Ministros do governo dizem que a operação de fuga do senador Roger Pinto só ocorreu, sem que ninguém soubesse, porque está vago o cargo de adido da Polícia Federal, e a Abin não cumpriu seu papel. Novas cabeças podem rolar.

Antecedente
Esta não foi a primeira vez que a presidente Dilma foi pega de surpresa. O mesmo erro ocorreu no golpe contra o ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo. O Itamaraty também não alertou sobre o que acontecia no vizinho.

Aposta na deserção
O líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), vai criar um Gabinete de Apoio ao Médico Cubano. Este terá advogados para que os estrangeiros possam pedir asilo no Brasil e, ainda, trazerem suas famílias. Caiado tem levantamento de sua assessoria que serve de base para essa ajuda. Na Venezuela, médicos cubanos fugiram em massa para os EUA.

O plebiscito do Senado
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), anuncia hoje projeto de resolução para realizar um plebiscito sobre a reforma política nas eleições de 2014. Os temas: coincidência das eleições; fim ou não da reeleição; financiamento público ou privado; sistema eleitoral; fim ou não das coligações. Renan não acredita que prospere na Câmara o plebiscito proposto ontem pelo PT.

Ordem unida
O vice Michel Temer cobrou, e o presidente do PMDB paulista, Baleia Rossi, enviou nota dizendo que a candidatura de Paulo Skaf ao governo de São Paulo é "inegociável". Lembrou que Skaf está em segundo lugar nas pesquisas, com 19%.

O fim das emendas individuais
O ex-presidente da Câmara Marco Maia (RS) provoca os deputados da DS e da Mensagem, tendências petistas, para que façam um gesto e abram mão de suas emendas parlamentares, como defendem em nota divulgada anteontem.

CONTRABANDO na MP das Desonerações. O senador Gim Argello (PTB) enfiou artigo sobre transmissão hereditária de quiosques, trailers e afins.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: