quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Política - Cláudio Humberto

Pedidos para deixar o STF
A expressão "está tudo dominado" tem sido muito utilizada por amigos e interlocutores do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, para recomendar, inclusive em mensagens para seu celular, que abandone a Corte em protesto contra os rumos do julgamento do mensalão, com tendência para rever sentenças e livrar da cadeia 11 réus na ação, entre os quais o ex-ministro José Dirceu. Condenado por "chefiar a quadrilha do mensalão", José Dirceu pode se livrar da pena por formação de quadrilha, e escapar do regime fechado. Observadores experientes do comportamento dos ministros do STF acham que o mais provável é que o placar pró-mensaleiros será 6x5. Amigos querem que Joaquim faça mais do que Adauto Lúcio Cardoso em 1971, e explique, em rede de TV, por que não ficaria no STF. Após ver julgada constitucional a lei de censura do ditador Médici, Adauto Lúcio Cardoso despiu-se da capa de ministro e saiu do STF.

O custo-benefício foi ruim
Alvo da espionagem americana, a presidente Dilma Rousseff (PT) confidenciou a ministros detalhes da "desaforada" conversa que teve com o presidente Barack Obama em São Petersburgo, na Rússia. No encontro reservado, Obama reconheceu a bisbilhotice contra brasileiros e que a prática é (e sempre foi) "comum" entre países. Mas admitiu: "O custo-benefício para nós foi péssimo, dada proporção que tomou".

Cara-de-pau
A presidente Dilma, que esperava ouvir um pedido de desculpas de Obama, contou a ministros que ficou embasbacada com a "cara-de-pau" do americano.

Pergunta secreta
Quando será criada a NSN, Agência Não Sei de Nada, para combater a espionagem americana da NSA?

Bateu, levou
Do presidente do PMDB-PR, Orlando Pessuti, sobre Roberto Requião: "Tirou minha candidatura. Quem com ferro fere, com ferro será ferido".

Lobby
Advogados que militam em tribunais superiores afirmam que o ex-presidente Lula "operou" fortemente no STF, junto a ministros nomeados por ele e pela presidente Dilma, pela admissão dos embargos infringentes, para rever o caso.

Fazenda
Na defesa de seu voto a favor dos embargos infringentes que permitem novo julgamento dos mensaleiros, o ministro Teori Zavascki falou até em "quadrúpedes". Ele não se referia ao respeitável público.

Ferraço 2014
Em reunião na terça, o vice Michel Temer e os presidentes da Câmara, Henrique Alves, e do Senado, Renan Calheiros, além de Valdir Raupp (PMDB) acertaram de lançar Ricardo Ferraço ao governo capixaba e Paulo Hartung ao Senado, em 2014. Ao PT sobraria a vaga de vice.

Admiração
A ministra Laurita Vaz, do TSE, não agrada muito a um grupo do Rede, partido em formação de Marina Silva, mas há quem a admire, como o deputado Walter Feldman (SP), que elogia seu equilíbrio e sua firmeza na condução do caso. Feldman é o provável futuro presidente do Rede.

Frase
"Uma revisão criminal simulada"
Ministro Luiz Fux (STF), definindo a admissão de embargos infringentes

Lição de casa
Na mira da extradição por fraudar € 80 milhões de investidores, o advogado irlandês Michael Lynn criou com brasileiros uma tal de Quantum Assessoria, perto do Recife, para investir no complexo do Porto de Suape.

Experiência
Em evento patrocinado pelo Instituto Lula, o ex-presidente questionou a falta de "decisão judicial" para Barack Obama espionar Dilma. O ex-caseiro Francenildo, da conta invadida na Caixa, sabe como funciona.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: