sábado, 8 de março de 2014

PSDB antecipa programa na TV para turbinar Aécio

Marcos de Moura e Souza

BELO HORIZONTE - O PSDB vai antecipar a exibição de seu programa partidário em horário gratuito em rádio e TV. Em vez de maio, a propaganda - de dez minutos - será em abril. A avaliação no grupo mais próximo ao senador mineiro Aécio Neves, pré-candidato do partido à Presidência da República, é a da necessidade de reforçar o quanto antes sua imagem nacionalmente e que em maio, às vésperas da Copa do Mundo, os eleitores estarão mais interessados em futebol do que em discurso político.

Além da Copa, segundo disse um tucano mineiro do círculo do senador, outro argumento é que, ao antecipar para abril, Aécio e o PSDB conseguirão ampliar por mais tempo sua exposição no rádio e na TV. É que em maio o partido utilizará as inserções curtas na programação ao longo do dia. Com a mudança serão dois meses seguidos de propaganda gratuita com a qual os tucanos esperam que Aécio suba nas pesquisas de intenção de voto.

Na sondagem de fevereiro, feita pelo Datafolha, o tucano aparece em segundo lugar, com 17% das intenções. Em terceiro, está Eduardo Campos (PSB), com 12%. A presidente Dilma Rousseff lidera com larga folga, com 47% das intenções de voto.

A mudança de data do programa tucano foi possível graças a um arranjo com o Democratas, tradicional aliado dos tucanos e que estará novamente na aliança do PSDB este ano.

"Entramos em um entendimento com o PSDB porque é conveniente para nós termos nosso programa veiculado mais perto das convenções do partido [que devem ocorrer em junho]", disse o presidente do DEM, o senador José Agripino, que está em Roma.

Segundo ele, interessa ao PSDB "colar" o programa partidário nas inserções curtas de maio.

Os dois partidos fizeram uma petição ao Tribunal Superior Eleitoral, que designou um relator e deu parecer favorável à troca, disse Agripino.

A propaganda do PSDB terá a assinatura de publicitários já conhecidos do grupo de Aécio. Um deles é Paulo Vasconcelos, da Vitória Comunicação Institucional. Vasconcelos esteve à frente da campanha que em 2002 elegeu no primeiro turno o tucano como governador de Minas Gerais. Outro é o argentino Guillermo Raffo, que atuou no primeiro turno da campanha de 2008 de Márcio Lacerda à Prefeitura de Belo Horizonte. Lacerda teve Aécio como um dos padrinhos políticos e foi reeleito prefeito no ano passado. O argentino já havia trabalhado em 2004 para o PT, na campanha de Fernando Pimentel - hoje pré-candidato ao governo de Minas - à prefeitura.

Como em suas campanhas anteriores, Aécio pretende interferir bastante no desenho da propaganda eleitoral e sua equipe fala que a decisão dele é garantir espaço para que partidários participem da definição do conteúdo. Andréa Neves, irmã do senador que o ajuda nas decisões de comunicação e imagem, também terá participação nesse processo.

Uma pessoa que atua em sua campanha disse à reportagem que os marqueteiros não ficarão "num bunker fechado com o candidato" como teria ocorrido, segundo ele, nas campanhas presidenciais do PSDB em 2006 e em 2010, quando os candidatos foram o atual governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o ex-governador, José Serra. O publicitário nas duas foi Luiz González.

Fonte: Valor Econômico

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