sábado, 17 de maio de 2014

Panorama político - Ilimar Franco

- O Globo

Correndo contra o vento
O PSDB mineiro vai antecipar sua campanha em Minas. Na segunda-feira, lança sua chapa para o governo. As pesquisas mostram que 50% dos eleitores não conhecem Pimenta da Veiga. E o que é pior: os mineiros pensam que o candidato de Aécio Neves é Fernando Pimentel (PT). Esta imagem foi criada em 2008, quando Aécio e Pimentel eram atores de jogral pedindo votos para eleger Márcio Lacerda (PSB) à prefeitura de Belo Horizonte.

Elegância e tentação
No jantar com dez cronistas esportivos, na quinta-feira, a presidente Dilma não caiu na tentação de espinafrar seus adversários políticos. Com uma lua cheia na moldura, ela fez um tour no Alvorada. Na piscina, um deles perguntou se ela nadava ali. A resposta: “Entrei só umas duas vezes, com o Gabriel (neto). Não dá tempo!”. Um jornalista lembrou que o ex-presidente Fernando Henrique nadava todos os dias. Dilma respondeu: “Ele me contou. O Fernando tinha um problema na coluna...”. O interlocutor atalhou: “Então, FHC achava tempo para ficar nadando”. Ela ignorou a provocação e emendou: “Acredito que ele nadava ali às seis da manhã. Eu prefiro caminhar”.

No planeta da bola
Torcedora do Internacional (RS), a presidente Dilma ouviu atenta a descrição dos cronistas sobre as mudanças que levaram o futebol da Alemanha, da Inglaterra e da Espanha a serem os mais organizados e lucrativos do mundo.

*********
“Aonde chegou o PT! Em 2002, dizia que a esperança venceu o medo. Agora, os petistas dizem que no país sem esperança venceu o medo”

Marcus Pestana
Deputado Federal e presidente do PSDB mineiro
*********

No clima da Copa
Um bandeirão de 30 metros pela proteção dos direitos de crianças e adolescentes será estendido antes do início da partida inaugural do estádio Itaquerão, hoje em São Paulo. O ponta pé inicial do jogo, entre Corinthians e Figueirense (SC), será dado pela apresentadora de TV Xuxa Meneguel e pela ministra Ideli Salvatti (Direitos Humanos)

Com a antena ligada
Depois das greves de policiais na Bahia, há um mês, e em Pernambuco, esta semana, a área de inteligência do governo alertou a presidente Dilma sobre paralisações no Mato Grosso e no Paraná. A ordem é desarticular os movimentos.

Distância dos fãs
A seleção da Itália, que fará sua base em Mangaratiba (RJ), não usará o aeroporto do Galeão para se locomover para as cidades dos seus jogos durante a Copa. Os dirigentes italianos acertaram, esta semana, com os organizadores e o governo federal, que farão seus deslocamentos a partir da Base Aérea de Santa Cruz (RJ).

Linha de produção
Quando lançou o Mais Médicos, o governo prometeu ampliar cursos e vagas de medicina nas universidades federais. O MEC levantou que até este mês foram criadas 1.232 vagas. Sendo que, com novos cursos, 152 vagas foram abertas.

Um abraço na Petrobras
O Clube de Engenharia, a ABI e a Associação de Engenheiros da Petrobras fazem manifestação em defesa da empresa dia 28 no Rio. A ideia é reunir entidades e personalidades que participaram da campanha "O Petróleo é Nosso”, na década de 50.

Em boletim para a Copa, diz o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ): "Entre nós não tem cartola.Só jogamos bem se o maior craque estiver ligado: você!"

Nenhum comentário: