sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Ibope: Dilma, 40%, Marina, 24% e Aécio, 18%

• Candidata à reeleição é a escolhida por 40% dos entrevistados; Marina oscila 1 ponto para baixo e Aécio mantém os 19%

Daniel Bramatti e José Roberto de Toledo - O Estado de S. Paulo

Na reta final da campanha, Marina Silva (PSB) voltou a oscilar para baixo e reduziu sua vantagem em relação a Aécio Neves (PSDB), com quem disputa uma vaga no segundo turno. Já a presidente Dilma Rousseff (PT) ampliou sua vantagem em relação à principal adversária e chegou a 47% dos votos válidos, de acordo com levantamento do Ibope divulgado nesta quinta-feira, 2.

Em dois dias, segundo o Ibope, Dilma oscilou positivamente dois pontos porcentuais no universo dos votos válidos - quando se excluem os brancos e nulos e os eleitores indecisos. Marina variou de 29% para 28%, e Aécio permaneceu com os 22% da pesquisa anterior. Nos votos totais, incluindo brancos, nulos e indecisos, o placar é de 40%, 24% e 19%, respectivamente.

Em um eventual confronto entre Dilma e Marina no 2.º turno, a petista venceria por 43% a 36%. Com esses sete pontos porcentuais de vantagem, a presidente conseguiu sair do empate técnico com a adversária - o resultado anterior do Ibope era de 42% a 38%. Em um 2.º turno contra Aécio, Dilma teria vitória folgada se a eleição fosse hoje: 46% a 33%.

Desde 15 de setembro, a taxa de votos válidos em Dilma subiu a cada pesquisa Ibope (42%, 43%, 45% e agora 47%), o que reabre a possibilidade de uma vitória no 1.º turno. Para que isso ocorra, ela precisará de pelo menos 50% dos votos válidos (maioria absoluta) no domingo. Em 2010, quando concorreu pela primeira vez, a petista não passou dos 47% na 1.ª votação.

Queda geral. A tendência de queda de Marina se verifica em todos os setores. Até o início da semana, ela liderava isoladamente em um único segmento, o dos evangélicos. A pesquisa desta quinta mostrou que Dilma a alcançou nesse eleitorado - as duas estão empatadas na faixa dos 33%.

Considerando-se os votos totais, Dilma subiu cinco pontos porcentuais no Nordeste, seu principal reduto. Lá, ela tem 54% das intenções de voto. Marina vem a seguir, com 24%, e Aécio aparece com apenas 7%.
No Sudeste, região que concentra quatro em cada dez eleitores, a presidente apenas oscilou para cima, de 30% para 32%, mas saiu do empate técnico com a candidata do PSB, que passou de 27% para 25%. Aécio, por sua vez, manteve-se com 23%, apesar de ter concentrado os eventos de campanha em São Paulo e Minas.

A única região em que o tucano está à frente da candidata do PSB é a Sul (27% a 17%). No Nordeste, Aécio patina: tinha 10% na pesquisa anterior, mas agora voltou a um único dígito: 7%.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, em 100 pesquisas feitas com a mesma metodologia, 95 terão resultados dentro da margem de erro prevista pelo instituto.

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-00942/2014.

Nenhum comentário: