quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Elio Gaspari - De Guimarães.Rosa@edu para Dilma@gov

• No redemoinho que a senhora viu na rua não teve diabo nenhum, ele não existe, quem estava lá era esse juiz Moro

- O Globo

Presidenta,
No seu primeiro discurso de posse, vosmicê me chamou de “poeta da minha terra” e lembrou umas linhas que escrevi (“O correr de vida embrulha tudo. [...] O que ela quer da gente é coragem”). Não mencionou meu nome. No Itamaraty, cansei de escrever para os outros sem que me lembrassem. Era meu ofício. De qualquer forma, obrigado pelo “poeta”. Chamo-me João, há quem diga Guimarães, ou mesmo Rosa.

Estive ontem com o Raul de Vincenzi, diplomata como eu, mas homem bonito. Lustrava o governo do Juscelino porque o acompanhava como chefe do cerimonial. Ele foi embaixador no Chile do general Pinochet. Nessa função, em janeiro de 1980, defendia o interesse do nosso país para que empreiteiras nacionais construíssem a Hidrelétrica de Colbun-Machicura. Os amigos do Planalto queriam que a obra fosse entregue sem licitação, pelo sistema de porteira fechada, que os americanos chamam de turn-key. Os ministros civis de Pinochet não gostavam da ideia, e o chanceler disse ao Raul que a norma chilena era a da licitação, mas sabia que o presidente João Batista Figueiredo tinha “interesse especial” pela escolha de uma empresa brasileira. Não lembrava o nome, mas saiu da sala e voltou com a informação:

“Engesa/Odebrecht”. (A Engesa, a senhora sabe, fabricava armas e já faliu.) No mesmo dia o Raul encontrou-se com o general-chefe do gabinete pessoal de Pinochet, mencionou o assunto e ele lhe disse:
“Vocês não estão dando nome aos bois”. Raul pôs tudo isso no papel. O chanceler Ramiro Guerreiro, que também está aqui mas não fala, só mexe a cabeça, acrescentou outra informação durante um despacho com Figueiredo: “O coronel Sérgio Arredondo, ex-adido militar do Chile em Brasília, teria aludido que a preferencia de Vossa Excelência recairia sobre o consórcio Engesa/Odebrecht, dada a tradição mantida no Chile e o estrito relacionamento da primeira empresa com autoridades militares chilenas”.

Deu redemoinho no Planalto. As coisas eram como eram, mas não deviam ser ditas. Figueiredo contou que o coronel Arredondo tratou do assunto com ele, mas tinha dito apenas que a Odebrecht era uma empresa de confiança. Um embaixador que contou o que lhe disseram e um chanceler que mostrou o que sabia desarmaram os poderes do mundo. Os chilenos licitaram a hidrelétrica, e a manobra da porteira fechada falhou. Digo-lhe que esse Arredondo, antes de montar cavalos com Figueiredo, estivera na “Caravana da Morte”, uma tropa de jagunços que saiu pelo Chile matando gente.

Fazem falta gente como o Raul e o Guerreiro? Sinais a senhora teve, mas mandaram que calassem a boca. Sei, mas não digo.

A senhora sabe que eu escrevi: “O diabo na rua, no meio do redemoinho”. Não faça mau juízo do redemoinho da rua que a senhora viu no domingo. No meio dele não estava o tinhoso. O capeta, coxo, capiroto, coisa-ruim, finge que está, mas não está. No meio do redemoinho da rua estavam o juiz Sérgio Moro e o Ministério Público. Entre nesse espetáculo. Proclame por uma vez que não tem diabo nenhum, não existe, não pode. Viver é negócio muito perigoso, mas as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas. Tenha coragem, é tudo o que a vida lhe pede.

Respeitosamente,
João Guimarães Rosa.
-------------------
Elio Gaspari é jornalista

Nenhum comentário: