quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Pela presidência da Câmara, Centrão articula criação de bloco com PT

Centrão articula sucessão com oposição

Grupo de 13 partidos negocia com PT eleição para presidência da Câmara em 2017; estratégia pode afetar aprovação de reformas de Temer

Igor Gadelha - O Estado de S. Paulo

BRASÍLIA - No dia seguinte à cassação do mandato de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e enfraquecido desde a eleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a presidência da Câmara, em 14 de julho, o Centrão – grupo de 13 partidos liderado por PP, PSD e PTB – articula uma aproximação com a atual oposição, principalmente PT, PDT e PCdoB. O objetivo é juntar forças para tentar se sobrepor à antiga oposição – PSDB, DEM, PPS e PSB – na eleição para a sucessão de Maia, em fevereiro de 2017.

Com cerca de 150 deputados fiéis, o Centrão quer o apoio da atual oposição, que tem cerca de cem deputados, a um candidato do grupo, para conseguir derrotar um nome da antiga oposição na disputa, provavelmente do PSDB.

A estratégia pode prejudicar o governo. Em troca, o Centrão acena com discurso de que poderá estar ao lado dos opositores defendendo mudanças em pautas econômicas importantes, como o teto de gastos públicos e a reforma da Previdência.

“Existe um diálogo que tende a ficar cada vez mais profundo para tratarmos de assuntos de interesses dos dois grupos”, afirmou o líder do PTB, Jovair Arantes (GO), apontado como o principal nome do Centrão para a disputa pela sucessão de Maia. Jovair e o líder do PP, Aguinaldo Ribeiro (PB), que tem bom trânsito na oposição, são os principais articuladores dessa aproximação.

A costura começou antes mesmo da cassação de Cunha e deve se intensificar após as eleições municipais. Segundo deputados da oposição, nos primeiros contatos, o discurso do Centrão tem sido de que o grupo lançará um candidato “independente” do Planalto.

Nas conversas, líderes do Centrão têm indicado que poderão, por exemplo, apoiar mudanças na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece o teto dos gastos públicos por 20 anos para poupar saúde e educação dessas regras. Legendas como SD, PTB, PSD e parte do PP reconhecem que será muito difícil a maioria de seus deputados apoiar a reforma da Previdência. Segundo um deputado opositor, um líder do Centrão afirmou que cerca de 130 a 140 deputados do grupo podem se unir à oposição na votação de temas polêmicos.

Estratégia. O Centrão tenta repetir a estratégia adotada pela antiga oposição na eleição de Maia. O deputado do DEM foi eleito presidente da Câmara com apoio de PT, PDT e parte do PCdoB. Desde então, os dois grupos seguem em diálogo.

Assim como o Centrão, a antiga oposição continua trabalhando para manter os atuais opositores em sua órbita de influência, até a eleição para a presidência da Casa em 2017.

Com a abordagem dupla, a oposição afirma que o posicionamento final dependerá das propostas concretas que o Centrão e a antiga oposição enviarem. “A posição que as determinadas forças adotarem é que pode balizar possíveis alianças”, disse o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP). Um dos sinais já foi dado com o voto de líderes do Centrão a favor da cassação de Cunha, como o de Rogério Rosso (PSD-DF).

Na costura, o Centrão tem a seu favor a dificuldade que há na esquerda de apoiar um nome do PSDB, como Antonio Imbassahy (BA) e Carlos Sampaio (SP). Ao mesmo tempo, o grupo tem contra si o fato de Jovair ter sido relator do processo de impeachment de Dilma Rousseff na Câmara.

Nenhum comentário: