O Estado de S. Paulo
Ele se move pelas sendas complicadas da razão, recusando a manipulação das emoções que políticos e governantes fazem regularmente, sobretudo em períodos eleitorais
Estamos sendo invadidos por falsos
democratas. Pessoas brutais, grosseiras e violentas, não há quem rejeite a
qualificação, ainda que seja para rebaixá-la, simplificá-la e distorcê-la. “Ser
democrata” é hoje uma autoatribuição generalizada.
O indivíduo democrata não se reduz a uma ou
outra “virtude”. Defender a liberdade de expressão, por exemplo, tornou-se uma
barafunda de significados, que flutuam nos interstícios de redes e
organizações. Em nome dela, praticam-se barbaridades inomináveis. Embora a
ideia seja preciosa para os direitos que devem prevalecer numa democracia, ela
precisa ser bem compreendida, o que somente acontece quando vinculada a outras
ideias.
Ninguém nasce democrata. Crianças e adolescentes podem ter um senso mais agudo de justiça e compartilhamento, podem ser generosos com os outros, mas nem por isso são desde logo democráticos. É verdade, porém, que quanto mais bem formadas (na família, na escola, nos grupos de vizinhança), maior será sua predisposição para abraçar a democracia. Como se costuma dizer, abraçar a democracia é uma construção socialmente determinada.
Antes de tudo, um democrata é alguém capaz de
pensar para além de si próprio, ou seja, levar em conta o conjunto da vida
social, seus ritmos e suas particularidades. Não precisa ser um
“igualitarista”, mas deve considerar com generosidade as disparidades
socioeconômicas, culturais e educacionais que separam os membros de uma
sociedade. Precisa também assimilar os sinais do tempo e as mudanças epocais.
Esse modo de pensar significa pensar com a
própria cabeça. Repetindo a máxima usada pelo filósofo Edgar Morin, é melhor
ter a cabeça bem-feita do que a cabeça cheia, ideia particularmente importante
hoje, dada a quantidade de mentiras e desinformações que nos atazanam a vida.
Daí que um democrata é alguém politicamente educado, capaz de separar o joio do
trigo, “ler” corretamente os fatos, assimilar os carecimentos dos demais
membros da sociedade, enxergar os outros.
Isso o habilita a compreender criticamente a
complexidade inerente à política, que não existe para atender de imediato a
todas as expectativas e que, além do mais, tem sinuosidades e ambiguidades
difíceis de serem entendidas. Ela sempre está associada à luta pelo poder, mas
não se reduz a isso.
Um indivíduo civicamente “mal-educado”
enxerga a política por um ângulo torto, rejeitando-a sempre que seus desejos
não são atendidos. Ele também não aceita a necessidade do Estado, vendo-o tão
somente como uma estrutura de poder tirânico, e não como um agente de
organização e prestação de serviços. Termina, assim, por glorificar o mercado,
o empreendedorismo, a privatização indiscriminada, a ausência de regulações.
O democrata é, portanto, alguém que se move
pelas sendas complicadas da razão, recusando a manipulação das emoções que
políticos e governantes fazem regularmente, sobretudo em períodos eleitorais.
Ele também mantém no primeiro plano a transparência e a responsabilidade no
trato das coisas públicas, sendo adversário de todas as formas de corrupção e
malfeitos.
O democrata pode ser inflamado e defender
suas ideias a ferro e fogo. Mas sua natureza é mais a serenidade, como
argumentou certa vez Norberto Bobbio, no sentido de sempre tender para a
ponderação, o diálogo e a argumentação, atitudes com as quais busca convencer,
persuadir e dissuadir os que dele divergem.
Ser democrata não é ser de esquerda. Há
vertentes de esquerda que não aceitam os procedimentos democráticos,
estigmatizando-os como a expressão de formas “burguesas” de democracia. Mesmo
quando privilegiam o social, tais vertentes tendem a ser voluntaristas,
confiando na vontade “justa” das lideranças populares ou dos governantes que se
apresentam como seus representantes. A esquerda se distingue por dar maior
atenção ao progresso social, para cuja consecução a democracia é essencial.
Muitos conservadores seguem a democracia
política como ideia. Liberais são democratas, sobretudo no campo dos
procedimentos e da defesa das regras do jogo, dos direitos humanos e de
políticas justas. Claro, há liberais e liberais, assim como as pessoas de
esquerda não seguem a mesma cartilha. Mesmo à direita pode-se ter certa
gradação e algumas inflexões democráticas.
Onde a democracia não viceja é no terreno da
extrema direita, porque, nele, são plantados venenos e toxinas que se voltam
para a destruição da democracia e a captura dos indivíduos mediante artifícios
que fogem da razão, que exploram os egoísmos, as emoções à flor da pele, o
ódio, a insatisfação, o medo e a insegurança. A extrema direita pode mobilizar
a pátria, o nacionalismo, falar em proteção, questionar o sistema, mas será
sempre uma postulação autoritária e antidemocrática.
Democratas não temem conflitos e lutas
sociais. Querem-se partícipes delas. Sua diferença específica repousa no fato
de que trabalham para dar às lutas um sentido gerador de consensos que, se bem
organizados, podem pressionar os governos para que ajam em benefício de todos.
Esse é seu maior trunfo.
Um comentário:
Magnífico! "Muitos conservadores seguem a democracia política como ideia." Não é o caso da maioria dos bolsonaristas. Já vimos e ainda vemos os absurdos que tantos deles fazem ou propõem ou defendem.
O nome deste blog foi usado na frase citada, e talvez o colunista tenha até pensado neste blog enquanto escrevia seu texto. Isto é apenas uma suposição minha, mas não tenho dúvida que o texto do colunista hoje espelha perfeitamente o espírito que sempre moveu este blog e a seleção dos textos que são apresentados aos colegas leitores e interessados.
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