sexta-feira, 24 de abril de 2015

Contas da Petrobras já refletem desastre dos últimos anos – Editorial / O Globo

• A estatal está dando os primeiros passos para se recuperar de vários anos de administração desastrosa, marcada por intensa ingerência política e escândalos de corrupção

A contabilidade da Petrobras já registra o impacto da desastrosa administração da estatal no período de 2004 a 2012, com as perdas decorrentes da corrupção estimadas em R$ 6 bilhões, e cerca de R$ 50 bilhões resultantes de empreendimentos mal concebidos e irresponsavelmente executados, além da depreciação de bens por conta da forte queda das cotações internacionais do petróleo. É uma boa notícia que os mercados financeiros aguardavam com expectativa. Os balanços relativos ao ano passado foram finalmente divulgados, passando pelo crivo dos auditores independentes, sem ressalvas, pois os critérios e a metodologia para contabilização das perdas tiveram fundamento técnico. É um alento, após tantos anos de intensiva ingerência política na companhia.

Para se recuperar, a Petrobras precisará gerar mais caixa em seus próprios negócios, e para tal terá ser mais eficiente (o que significa queda nos seus custos de produção e de venda). Não é uma tarefa impossível diante do gigantesco mercado em que a empresa atua, com faturamento quase todo a vista. Uma das características do setor é que o retorno do capital é muito rápido a medida que os investimentos se concluem. Embora a companhia tenha imensos desafios pela frente, especialmente no desenvolvimento dos campos da camada do pré-sal na Bacia de Santos, alguns investimentos importantes entrarem em fase de maturação, proporcionando mais receitas e exigindo menos desembolsos da companhia. É bem provável que a diminuição do ritmo de investimentos anunciadas para este ano e 2016 não chegue a afetar expressivamente a curva prevista de crescimento da produção.

Como não se espera que o governo tenha uma recaída na política de preços dos combustíveis, represados absurdamente no fim do segundo governo Lula e durante o primeiro mandato de Dilma Rousseff, os imensos prejuízos que vinham sendo registrados pela área de abastecimento cessaram, como mostra o balanço do quarto trimestre de 2014. O reforço de caixa virá também da correta decisão da diretoria de se desfazer de patrimônio e projetos, para proporcionar um ganho substancial sem comprometer o desempenho futuro.

A Petrobras terá pela frente um longo caminho de recuperação de credibilidade. O primeiro passo foi dado agora, mas todo esse episódio deve servir para que o país revise seu arcabouço institucional (inclusive regras e sistemas de vigilância que autoridades e órgãos reguladores, como a Comissão de Valores Mobiliários, devem ter sobre a manipulação de resultados de companhias abertas, especialmente estatais, sempre sujeitas a injunções político-partidárias).

É uma página simbólica da era Lula e do primeiro mandato de Dilma que ainda precisa ser virada em nossa história.

Nenhum comentário: