quinta-feira, 9 de julho de 2015

Ajuste 'não funciona' sem crescimento, diz Alckmin

- Valor Econômico

BRASÍLIA - Sem crescimento da economia, o ajuste fiscal realizado pelo governo "não funciona" e a situação no país "só tende a se agravar", disse ontem o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).

"Ajuste fiscal sem crescimento da economia não funciona, porque você tem queda de arrecadação por retração da atividade econômica. E o aumento da taxa Selic vai agravar mais ainda", afirmou, em evento no Senado.

Alckmin foi ao Senado participar de audiência pública sobre abastecimento de água e teve ainda encontro com o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), sobre pacto federativo. O governador de São Paulo reforçou defesa da mudança de cobrança das alíquotas de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) pelos diferentes Estados.

"Somos favoráveis à reforma do ICMS, fazendo uma redução das alíquotas interestaduais gradualmente. Isso faz com que o imposto caminhe da origem para o destino", disse.

Ele reconheceu que a medida vai beneficiar entes da federação que consomem mais do que produzem, casos das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Por isso, defendeu um "fundo de compensação" temporário para suprir eventuais perdas dos Estados, afirmou.

Nenhum comentário: