terça-feira, 7 de julho de 2015

Para bancada petista, governo precisa reagir e enquadrar a PF

• Deputados cobram reação às declarações de diretor sobre Lava-Jato

Fernanda Krakovics – O Globo

BRASÍLIA - Diante da baixa popularidade do governo, das acusações de corrupção na Operação Lava-Jato e dos prognósticos da oposição e de partidos da própria base aliada de que a presidente Dilma Rousseff não concluirá seu mandato, a bancada do PT na Câmara tem criticado reservadamente a falta de reação do Planalto.

"Nossa bancada é uma voz clamando no deserto às vésperas da crucificação. Não estou preparada para ver esse cortejo", escreveu ontem a deputada Benedita da Silva (RJ), no grupo de WhatsApp da bancada, segundo deputados petistas.

O deputado Afonso Florence (BA) defendeu, no mesmo espaço, segundo relatos, a necessidade de o governo criar um gabinete de crise. Para a deputada Maria do Rosário (RS), a crise é "gravíssima", ainda segundo os integrantes do grupo.

Cardozo é cobrado
Já o deputado Zé Carlos (MA) escreveu, segundo petistas, que o PT e o governo não podem continuar na defensiva, porque "quem abaixa demais o fundo aparece".

A gota d"água foi a entrevista do diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, publicada anteontem em "O Estado de S. Paulo". Na entrevista, Daiello afirmou que as investigações da Lava-Jato não vão parar nem se chegarem perto de Dilma, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de suas campanhas. Disse ainda que as investigações continuarão "com o ministro José Eduardo Cardozo na Justiça ou não, com o Daiello na PF ou não".

Lula e seu grupo no PT têm atacado Cardozo em conversas reservadas. Eles reclamam que o ministro "não controla" a Polícia Federal e de supostos excessos na Lava-Jato, além de vazamentos "seletivos".

A primeira mensagem com esse tom, no grupo de WhatsApp, foi postada pelo deputado Assis Carvalho (PI) anteontem, segundo colegas de bancada. Ele cobrou providências do Ministério da Justiça e do governo porque, segundo ele, o diretor da PF "extrapolou".

Crítica à ação da PF
O deputado Leo de Brito (AC) foi na mesma linha, segundo integrantes do grupo: "Não tenho nada contra o ministro (da Justiça), mas o que está acontecendo com a Polícia Federal é inadmissível. A Polícia Federal virou instrumento político".

O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) confirmou que a entrevista de Daiello não repercutiu bem na bancada:

- Eu não gostei. Esse diretor da Polícia Federal acha que ali é um quarto poder, que não tem que se submeter a quem foi eleito, a quem tem voto. Até os ministros do Supremo (Tribuna Federal) são indicados pela presidente da República e referendados pelo Senado.

Assis Carvalho recomendou, na troca de mensagens, que o líder do PT, Sibá Machado (AC), e o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (CE), procurem Lula para conversar.

O deputado Paulo Pimenta (RS) ponderou, segundo petistas, que a bancada perdeu essa oportunidade na semana passada, ao se reunir com o ex-presidente.

Nenhum comentário: