sábado, 11 de setembro de 2021

Pablo Ortellado - Bolsonaro teme ser preso

O Globo

No discurso no 7 de Setembro na Avenida Paulista, Bolsonaro repetiu que vê três alternativas para o futuro: ser preso, ser morto ou conseguir a vitória. Podemos pensar que se trata de mais um arroubo retórico do presidente, mas temos motivo para supor que ele realmente acredita que seu horizonte está limitado a esses três cenários. E, se realmente teme ser preso, Bolsonaro não passará pacificamente o poder ao vencedor das eleições de 2022.

Alguns otimistas acreditam que uma boa gestão das crises causadas pelo presidente poderá nos conduzir até janeiro de 2023 sem maiores traumas. De crise em crise, Bolsonaro seria contido, ora pelo Congresso, ora pelo STF, até ser obrigado a reconhecer uma derrota eleitoral, ainda que tacitamente, como fez o presidente americano Donald Trump. Este não aceitou o resultado das urnas e afirmou até o final que as eleições americanas foram fraudadas, mas fez as malas e saiu pacificamente da Casa Branca.

Há, porém, uma diferença importante entre a situação de Trump e a de Bolsonaro. Este teme — e com razão — ser preso ao sair do Palácio do Planalto.

Trump também tinha problemas com a Justiça, acusado de ter compactuado com a interferência russa nas eleições de 2016. Mas a gravidade das acusações e a força das evidências contra Bolsonaro não se comparam às que havia contra Trump.

A CPI tem apontado que Bolsonaro será acusado de ter deliberadamente atrasado a compra de imunizantes dos melhores fornecedores para tentar comprar de vigaristas vacinas de qualidade inferior, com o único propósito de arrecadar propina. Milhares de pessoas podem ter morrido pelo atraso.

Seus filhos também podem ser presos. A investigação das rachadinhas avança, e há evidências robustas do desvio de parte do salário de assessores-fantasmas para os filhos do presidente. Sem o controle do Executivo, Bolsonaro não conseguirá atrasar as investigações para garantir que seus filhos saiam impunes.

O horizonte de ser preso assusta Bolsonaro. Quando diz que suas duas outras opções são vencer ou morrer, está dizendo que poderá arriscar a vida para permanecer no poder e evitar que sua família seja presa por corrupção.

Ele vem desenhando pouco a pouco o mapa de sua ação desesperada. Se perder as eleições, alegará fraude nas urnas eletrônicas, militantes bolsonaristas tomarão as ruas das cidades armados, caminhoneiros radicalizados interromperão o fornecimento de mercadorias, e PMs se amotinarão nos estados.

Uma ação desse tipo não tem muita chance de prosperar. Mas um ator político assustado, com medo de ser preso por um longo período, pode considerar que vale a pena arriscar.

Não devemos apostar na hipótese otimista de que o presidente continuará sendo contido e entregará pacificamente o poder se perder as eleições. Se a passagem do poder será traumática em qualquer cenário, talvez seja melhor perseguir uma transição imediata, via impeachment, antes que Bolsonaro consiga se organizar melhor para um golpe de Estado.

Nenhum comentário: